Chove forte a partir desta sexta em Santa Catarina

O tempo começa a mudar gradativamente nesta sexta-feira em Santa Catarina. Diferente da quinta-feira, quando o tempo seco e o sol predominaram em boa parte do Estado, a sexta-feira já amanhece com chuva entre a Grande Florianópolis e os municípios na divisa com o Paraná.

Nas demais regiões, a manhã tem grande variação de nuvens e o sol ainda aparece. Ao longo do dia, o céu fica encoberto por nuvens carregadas e chove na faixa entre o Oeste, Serra e Sul. De acordo com a Central RBS de Meteorologia, os volumes de chuva no Estado devem ser elevados.

As temperaturas seguem baixas. As máximas atingem 16 graus Celsius em Joinville e Florianópolis, 15ºC em Blumenau e Chapecó, 13ºC em Criciúma e 10ºC em Lages.

Chuva no fim de semana

De acordo com a Central RBS de Meteorologia, a atuação de diferentes sistemas vai provocar a formação de fortes áreas de instabilidades nos próximos dias.

Haverá grande variação no tempo: em alguns momentos a nebulosidade diminui e o ar fica abafado, depois volta a chover forte.

No domingo, um sistema de baixa pressão pode intensificar a chuva e gerar ventos moderados a fortes ao longo do dia, principalmente pelo Litoral. No Oeste, o sol volta a aparecer entre nuvens e o ar aquece um pouco, o que pode provocar temporais.

Defesa Civil em alerta

A Defesa Civil Estadual já está em alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos em todas as regiões catarinenses a partir desta sexta-feira. As instabilidades que se formam nas próximas horas, associadas a uma frente fria, podem provocar o registro de grande volume de chuva.

O acumulado de chuva deve ser maior em cidades do Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

São desaconselhadas as atividades e esportes náuticos. O mar fica agitado na costa catarinense a partir de sábado, com ondas de até 3 metros de altura nas praias.

Recomendações

Durante a ocorrência de vento forte, a orientação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

No caso de alagamentos, a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como os banheiros das casas; que janelas e portas sejam fechadas; e que não se manuseie nenhum equipamento elétrico ou telefone, devido a descargas elétricas provocadas por raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

DIARIO.COM.BR