Novas enfermeiras reforçam as equipes da ESF

A Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha conta com mais duas novas enfermeiras, que reforçam as equipes da ESF – Estratégia de Saúde da Família. Aline do Nascimento Jahn, 30 anos, e Mariana Rodrigues da Silva, 32, foram contratadas através de processo seletivo.

Natural de Novo Hamburgo/RS, Aline se formou em Enfermagem pela Univali – Universidade do Vale do Itajaí – no segundo semestre do ano de 2009. Tem especialização em ‘Auditoria, Controle e Regulação dos Serviços de Saúde’, pela Aupex de Joinville/SC.

No setor público, ela tem experiência de três anos com equipes da ESF da cidade de Porto Belo. Também exerceu a função de cuidadora de idosos na cidade de Bombinhas. “O objetivo é colaborar com toda a população e a equipe da Secretaria de Saúde”, diz ela, que já trabalha na ESF dos bairros Galera e Índia.

Já Mariana, é natural de Lages/SC, e formada em enfermagem pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – no ano de 2011. Está se especializando em ‘Saúde Pública’ pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – e ‘Ciências da Saúde’ pela UFSCPA- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

É a primeira experiência de Mariana no atendimento junto às pessoas que, até então, se dedica a área de pesquisas, onde faz parte do NUPEQUIS – Grupo de Pesquisa e Estudo Sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina.

A jovem também foi avaliadora externa do PEMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – no estado do Rio Grande do Sul. “Vamos colaborar com todos que necessitarem dos nossos serviços”, destaca ela, que já dá expediente na ESF do bairro Papagaios.