Novo ciclone extratropical se forma no Sul do país

A Central RBS de Meteorologia alerta para mais um Ciclone Extratropical no Sul do país. A segunda-feira começa com tempo seco e sol em todas as regiões, mas fortes mudanças começam a acontecer pelo Oeste do Rio Grande do Sul. Um profundo centro de baixa pressão se forma entre o norte da Argentina e o Oeste catarinense. Com isso, áreas de instabilidade associadas a esta área de baixa pressão favorecem o retorno das pancadas de chuva que, em alguns momentos, ocorrem com forte intensidade e podem gerar elevados acumulados de chuva.

Ao longo da terça-feira, este sistema toma forma, se intensifica e se desloca do interior em direção ao oceano. Os mapas de previsão indicam que as áreas mais influenciadas por este sistema serão o norte do RS e boa parte de SC. Com a contribuição de ventos nos altos níveis da atmosfera, esse sistema avança rapidamente para o oceano, sem a expectativa de chuvas persistentes.

Dentro deste cenário, os simuladores indicam que os maiores volumes de chuva se concentrarão entre o norte gaúcho e a metade Sul de SC. Na quarta feira, quando o Ciclone estiver sobre o mar, haverá uma intensa agitação marítima, mas o continente já não será tão influenciado pela atuação do sistema com previsão do retorno do sol aos estados de SC e do RS, segundo a Central de Meteorologia.

A previsão do tempo para as principais cidades do Estado