Lançado livro Alvorada de Inverno

A Associação dos Escritores dos municípios da Região da Grande Florianópolis lançou a Antologia Alvorada de Inverno, sábado, 29 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores de Canelinha. O evento cultural reuniu poetas, escritores, atores, músicos, políticos e admiradores das artes. De acordo com o presidente da Associação, Miguel João Simão, a Antologia deu início à articulação literária na região.

Entre autoridades que marcaram presença, destaque para Antonio da Silva e Maria Salete Montibeller, prefeito e secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Canelinha; Elizabete Zunino Boos e Círia Zunino, secretária de Educação e Cultura e diretora de Eventos de São João Batista e Salete Cardoso, vereadora de Biguaçú.

Autoridades literárias, além do presidente da Associação também estiveram no evento, bem como: Fídias Teles, Presidente da Academia Paranocatarinense de Letras; Celso Leal da Veiga Júnior, da Academia de Letras Tijuquense de Letras e Prefeitura de Tijucas; William Wollinger Brenuvida, Presidente da Academia de Letras de Governador Celso Ramos; Janice Marés Volpato, Presidente do Instituto de Parapsicologia Pedro Grisa; Osvaldo Henrique Hack, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Valdir Gomes, Presidente da Academia de Letras de Canelinha; Dorothy Steil, da Academia de Letras de Blumenau e Associação dos Escritores de Blumenau.

Apresentaram-se: a Orquestra de Câmara de Tijucas, com jovens e adolescentes músicos; Janaíra Reis, poetisa que fez a saudação a Canelinha; Fídias Teles, poeta e músico; Tatiane Pasdiora, poetisa; Douglas Tedesco, ator e poeta; Neusita Luz de Azevedo Churkin, poetisa e musicista; José Honório Marques, poeta; William Wollinger Brenuvida, poeta, que também foi o mestre de cerimônias.

Registraram-se ainda as presenças dos escritores: Luiz Bastiani, Luiz Fernando Schroh, Márcia Reis, Manoel Mário Reis Bittencourt, Ivocélio Dias, Ilse Maria Paulino Gomes, Naza Poeta, Maria do Carmo Tridapalli Facchini, Tiago Nilson da Silva, Morgana Fuchter Koerich, e alunos da Escola Abel Capella que se iniciam na arte da poesia.

O plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado. Houve sessão de fotografias, serviu-se farto coquetel aos presentes, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Canelinha, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e turismo.

Fazem parte da Antologia vários escritores do Grupo de Poetas e Escritores Sol Nascente de Canelinha, que há três anos têm levado o nome do município aos quatro cantos do país, através de suas obras.

Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Canelinha, Maria Salete Montibeller, o incentivo à leitura e à escrita com qualidade, são marcas da administração de Canelinha. "Com isso contribuímos para o desenvolvimento cultural de nossa cidade", disse ela. O prefeito Antonio também ressaltou o apoio do poder público quanto essas atividades: "Sempre buscamos apoiar a Cultura, pois isso engrandece nosso município", finalizou ele.

Fotos do Evento