Telemedicina é instalado em Canelinha

O município de Canelinha já conta com o programa de saúde Telemedicina, instalado na Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha, na tarde de sexta-feira, 28. Marcaram presença na assinatura do projeto, o prefeito municipal Antônio da Silva (PP), o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Carlos Flores (PSDB), o ex-prefeito Eloir João Reis (PSDB), o Lico e o prefeito batistense, Aderbal Manoel dos Santos, a secretaria municipal da Saúde, Dirlene Battisti Pereira, o diretor do Hospital Cláudio Alberto Tiezerini, e demais autoridades.

O secretário Dado Cherem informou que foram 50 aparelhos instalados durante aquele dia em todo o estado de Santa Catarina. "Podemos dizer que é um equipamento barato, mas é através dele que muitas vidas podem ser salvas", disse Dado Cherem. O aparelho custa em torno de R$ 6 mil.

O prefeito Antonio da Silva valorizou a implantação do projeto e lembrou a grande contribuição do secretário Dado, no município canelinhense. "Quero agradecer ao secretário Dado Cherem que marca presença constante com recursos para nosso município", disse ele. Já o presidente da Câmara, Toninho, informou que em breve Canelinha será agraciada, de novo, pela Secretaria de Estado da Saúde. "O secretário Dado conversou nos relatou sobre a possibilidade da vinda de aproximadamente R$ 100 mil para a construção do Posto de Saúde do Moura", informou Toninho.

TELEMEDICINA:

O novo eletrocardiograma é diferenciado dos demais, pois está vinculado à Rede Catarinense de Telemedicina (RCT), permitindo que exames sejam realizados no próprio município e publicados no Portal de Telemedicina do Estado (via Internet). O modelo pioneiro do equipamento foi desenvolvido pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. O equipamento atenderá, especialmente, pacientes hipertensos, diabéticos e demais assistidos que necessitam de diagnóstico do coração. Com isso, os pacientes não precisarão mais se deslocar até algum centro de referência no Estado, pois todo o procedimento ocorre através da Internet.

JULIANO CÉSAR
ASSESSORIA DE IMPRENSA