Polícia busca suspeitos de atentados contra vereadores de Camboriú, no Litoral Norte

Policiais civis de Florianópolis e Balneário Camboriú cumprem, na manhã desta segunda-feira, oito mandados de prisão temporária contra suspeitos de participação em atentados contra vereadores da oposição em Camboriú, no Litoral Norte.

Os atentados foram cometidos entre 2005 e 2007 contra Claudinei Loos (PMDB), Imenésio de Souza (PDT) e Lucien Anderson de Aguiar (PT).

Os três vereadores integravam à época uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigava irregularidades na prefeitura. Loos foi reeleito para a Câmara em 2008 e Aguiar foi candidato a prefeito.

Os oito mandados são cumprindos em Camboriú, Balneário Camboriú e Blumenau. Sete pessoas devem ser presas nas próximas horas, já que, segundo a Diretoria de Investigações Criminais (Deic), um dos suspeitos utilizava dois nomes.

Os mandados de prisão são contra três mulheres e quatro homens. Eles devem ficar detidos por pelo menos 30 dias, quando expira a prisão temporária.

O caso

Os atentados começaram em agosto de 2005, quando Eneri Antônio Souza, de 59 anos, foi assassinado. O irmão da vítima havia denunciado o superfaturamento no valor da construção de uma ponte no município.

O principal alvo dos suspeitos seria Claudinei Loos, que sofreu quatro atentados entre 2005 e 2007. Em um deles, bandidos encapuzados invadiram a residência do vereador e fizeram a esposa do parlamentar refém por cerca de 10 horas. Quando Loos chegou em casa, os bandidos saíram, depois de avisá-lo que o crime seria "um aviso".

Imenésio de Souza foi alvo das ações dos bandidos por duas oportunidades. Em dezembro de 2005, ele teve a casa invadida por suspeitos e foi vítima de uma tentativa de homicídio. Um mês depois, dois motociclistas foram até a casa dele e fizeram ameaças de morte.

Também em dezembro de 2005, bandidos atiraram contra a fachada da casa de Lucien Aguiar. Segundo testemunhas, dois homens numa moto foram até a residência e dispararam diversas vezes.

As investigações

Conforme os delegados Renato Hendges, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), e André Manoel de Oliveira Filho, da Central de Polícia de Balneário Camboriú, as investigações tentam identificar agora o mandante dos crimes e o possível intermediário — que fez o contato com os suspeitos dos atentados.

Suspeitos

Segundo o delegado-chefe da Polícia Civil, Maurício Skudlark, suspeitos que foram presos no início da manhã disseram que os crimes teriam sido "contratados" por um homem chamado Guilherme, segurança do ex-prefeito de Camboriú, Edson Olegário (PSDB).

DIARIO.COM.BR