2º concurso premia melhores receitas e valoriza papel das merendeiras das creches e escolas municipais

Na tarde desta quarta-feira (30), a Prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, com apoio da EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, realizaram o 2° Concurso de Receitas da Alimentação Escolar de Canelinha no auditório do Centro de Arte e Educação.

Participaram do evento o prefeito Moacir Montibeler, a primeira-dama Marise de Moraes Montibeler, a secretária executiva dos conselhos, Tânia Regina Soares Silva, a nutricionista Daniela Platchek, a extensionista Marta Elizabeth Correa, diretoras, coordenadoras, professoras e os alunos da 5ª séria da Escola de E.B.M. Prof. Mª. de Lourdes Nicolau Zimmermann.

Participaram do concurso dez merendeiras:

– Evaldina Pereira Garcia, da Escola E.E.B.M. Prof. Realina Feller Roberti (Moura), com a receita do escondidinho de carne;

– Ariana dos Santos, da Creche Dona Zita (Cobre), com a receita do omelete de legumes;

– Gerusa Adriana Nobre Soares, da Escola E.E.B.M. Prof. Mª. de Lourdes Nicolau Zimmermann (Centro), com a receita da panqueca de cação;

– Maria Lucia de Souza, da Creche Dona Osvaldina de Souza Orlandi (Índia), com a receita do bolo de banana com casca;

– Marcione Cardoso Ubraus, da Creche Maria Carlota Cardoso (Cardoso), com a receita delícia vegetariana;

– Osmarina Bertoldi Cardoso, da Escola E.E.B.M. Prof. Realina Feller Roberti (Moura), com a receita do pastelão de abóbora;

– Maurília Cota, da Escola E.E.B.M. Hermínia Alves Reis (Areão), com a receita da pizza de massa de espinafre;

– Marlete Floriano Deplanches, da Creche Prof. Mª. de Lourdes Nicolau Zimmermann (Centro), com a receita da salada de macarrão;

– Maria das Dores Andrade, da E.E.B.M. Hermínia Alves Reis (Areão), com a receita do pão de abóbora com geléia de casca de abóbora;

– Marilene Duarte, da Creche Virgínia Nunes Grimm (Galera), com a receita do pudim de batata doce.

Para avaliar as receitas foram convidados a secretária de educação, Rosângela Maria Leal Cordeiro, a secretária de saúde, Vera Lúcia de Jesus, o vereador Antonio Carlos Machado Júnior, a estudante de gastronomia, Monique Santos Botelho Borba e a aluna e vereadora mirim, Stefani Luis. Também fizeram parte dos jurados, Terezinha Manerich Batista, representando a agricultura familiar e Samira Cristina Gomes Andrzejewski, representando a sociedade civil.

A premiação foi realizada ao fim do concurso, onde todas as merendeiras receberam um prêmio de participação. As três primeiras colocadas e suas seguintes premiações foram:

– 1ª colocada – prêmio um forno microondas: Osmarina Bertoldi, com a receita do pastelão de abóbora;

– 2ª colocada – prêmio uma batedeira planetária: Maria das Dores Andrade, com a receita do pão de abóbora com geleia de casca de abóbora;

– 3ª colocada – prêmio um liquidificador: Maria Lucia de Souza, com a receita do bolo de banana com casca.

O concurso teve como objetivo incentivar a elaboração de novas receitas para integrarem o cardápio das unidades escolares e valorizar o trabalho das merendeiras, executado com tanta dedicação e talento nas escolas do município.