Inscrição na Oficina “Palhaçaria em Cena” em Canelinha.

Estão abertas do dia 07 a 21 de março as inscrições para a oficina “Palhaçaria em Cena”, ministrada por Ana Paula Grigoli, palhaça Pituca da Rosa, Cia Dalecirco/Florianópolis (SC).  

O projeto é uma proposta de ações formativas para artistas circenses, de outras artes cênicas (teatro, dança), da música e pessoas interessadas em desenvolver a palhaçaria como linguagem artística. Não é necessário experiência prévia para participar.

Serão ofertadas 20 (vinte) vagas gratuitas, para maiores de 18 anos, com 10 horas de oficina. As oficinas em Canelinha ocorrerão nos dias 30 (sábado) e 31 (domingo) de março, das 10h ao 12:30h e das 14h às 16:30h no Centro Educacional Novo Ideal (CENI).    

A oficina propõe o encontro com os preceitos da palhaçaria, esse universo que subverte a lógica mental, e traz a brincadeira, a leveza, a provocação e o despertar de um mundo lúdico e espontâneo.

A busca pelo desenvolvimento da arte da palhaçaria é encontrar identificações entre o artista e seu público. O estado que a palhaçaria propõem possui corporalidade própria   trazendo um corpo que foge dos padrões, um corpo que transforma e é transformado pelo mundo. Navegante das emoções, a presença palhaça oferece uma gama de emoções que fazem parte da essência do ser humano e refletem a dor, ilusão, tristeza, amor, repulsa, raiva, alegria e nos faz lembrar o que fomos, somos e seremos. 

A oficina tem como principal foco a experimentação prática. Durante a oficina, atividades corporais, jogos de improvisação em grupo e de palco/platéia serão abordados. O uso da menor máscara do mundo, o nariz, será elemento importante para levar os participantes a buscarem um outro estado em cena, um outro ser advindo de si mesmo. Objetos e posturas circenses, como bolas de malabares e figuras de acrobacias em dupla e trios serão usados em exercícios de aquecimento e integração do grupo, como forma de diálogo da palhaçaria e artes circenses. 

Todas essas técnicas estarão a serviço das dinâmicas de desenvolvimento que proporcionem um estado de compreensão de dispositivos da comicidade individual e em grupo, empatia, escuta entre os participantes, sensibilidade, energia e entrega.     

Essa inscrição não garante a participação da pessoa inscrita. As selecionadas receberão e-mail de confirmação e orientações sobre a participação na oficina. As confirmações de vaga serão feitas por e-mail e os contatos mais próximos da oficina por WhatsApp, garanta que estas informações estejam preenchidas corretamente. 

Esse projeto cultural foi selecionado pelo Prêmio Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultural – Edição 2023, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.