Encontro em Canelinha impulsiona Desenvolvimento Local por meio do Programa Gente Catarina.

A Prefeitura de Canelinha, através da secretaria de Assistência Social, Habitação e Desenvolvimento Econômico realizou no dia 26 de fevereiro, o primeiro encontro para formação das Câmaras Técnicas de saúde, educação, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico, que compõem o Conselho de Desenvolvimento Municipal. O evento, marcado pela parceria entre o governo do estado e o IDEL, foi uma iniciativa do Programa Gente Catarina, visando impulsionar o progresso local em diversas áreas.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Estadual Gente Catarina, além da metodologia de trabalho do IDEL, aplicada nele, que construiu a análise situacional realizada com os atores locais. Foi destacada também a importância das câmaras técnicas e seus atores na definição de objetivos, responsabilidades e competências para impulsionar o crescimento sustentável da cidade.

A parte mais significativa do encontro foi a oficina de projetos, na qual cada câmara técnica pôde sugerir iniciativas de curto, médio e longo prazo, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população local. Ao todo, foram apresentadas 34 propostas, refletindo o comprometimento e engajamento dos participantes em contribuir para a prosperidade de Canelinha.

O próximo passo será validar as sugestões com os conselheiros e construir um plano de ação para cada uma delas, visando sua implementação efetiva. Nosso secretário de Assistência Social e Agente de Articulação, Daniel José Pereira, enfatizou a importância desse passo para definir políticas públicas sólidas e a atuação da iniciativa privada e da sociedade civil nos próximos anos. Ele também elogiou a qualidade das propostas apresentadas, ressaltando o potencial de transformação que elas representam para a comunidade Canelinhense.

O evento foi marcado por um clima de otimismo e comprometimento, demonstrando que, juntos, governo, empresas e sociedade civil podem construir um futuro ainda mais promissor. O Programa Gente Catarina mostra-se como uma ferramenta fundamental nesse processo, promovendo a participação cidadã e fortalecendo os vínculos entre os diversos setores da sociedade em prol do avanço local.