Tarde Cultural, com ênfase na cultura açoriana

Nesta quarta – feira(10) a coordenação de Cultura, promoveu para duas turmas, 6° ano do Colégio Estadual Minervina Laus uma tarde cultural, com ênfase na cultura açoriana.
A realização partiu do contato feito pelo professor de língua portuguesa Leonardo Furtado.
O professor trabalhou com seus alunos o livro: O tempo das cerejas, tratando de uma estreita ligação entre o povo português com o povo brasileiro. Surgindo a ideia de abordar e fazer um resgate da cultura açoriana, fazendo relação com as histórias desta colonização no nosso estado e até mesmo em nossa cidade. Fazendo valer, o início da história de nosso município, antes mesmo de ser emancipado.
Para maior significado e transformar uma tarde dinamizada, contamos com a presença do escritor Luiz Bastiani, na oportunidade presenteou o professor Leonardo Furtado, com um dos seus livros publicados e compartilhou conosco seu aprendizado sobre os açorianos.
Esteve presente, a secretária de Cultura de Porto Belo, senhora Cristiani de Jesus, diretor de Cultura Marcelo,
instrutor do grupo de dança, Luiz Antonio e as alegretes assim como gostam de ser chamadas, do Grupo Alegria da fundação Municipal de Porto Belo.
Cristiani de Jesus, trouxe consigo vários elementos da cultura açoriana, inclusive a bandeira oficial dos Açores de Portugal e além deste pertences, trouxe toda a sua “bagagem conceitual ” sobre as experiências vividas em Portugal e toda a sua experiência e trajetória na cultura açoriana, deixando claro para os alunos ouvintes.
Em seguida apresentou o grupo Alegria no qual abrinlhantaram nossa tarde com as danças açorianas.
Uma tarde histórica e de muitos aprendizados e curiosidades.
A coordenadora de Cultura Janaira Reis em sua fala agradeceu a presença de todos, deixando claro a sua felicidade com a realização, pois eventos tais como este, é de muita relevância, pois trata – se do início da história do lugar onde moramos é sentir se inseridos na história com propriedade.
Em sua fala também colocou de forma breve como se deu a vinda destes portugueses até a chegada em Canelinha.
Salientou sobre um vídeo feito na década de 90, uma gravação encenada, que conta a narrativa desta história.
Agradeceu muito a sensibilidade do professor e afirmou que para o fomento da cultura é preciso de professores que estejam juntos com a coordenação como parceiros, para que de fato essa cultura e todos os costumes não “morram” e que os alunos entendam o porquê de muito ato considerados e denominados como cultura.
Detalhou com informações precisas cada detalhe, inclusive a decoração do espaço, que possui um importante significado,finalizou dizendo que o principal objetivo e função social da coordenação de cultura é propagar a história e resgatar a cultura.