Prefeitura de Canelinha informa estragos do ciclone extratropical no município

Após os atendimentos emergenciais desde a última terça-feira, 30 de junho, que seguem nesta quinta-feira, 02 de julho, a Prefeitura de Canelinha, através das secretarias de Obras e Serviços Urbanos, Assistência Social, Saúde e Educação, Intendência Distrital do Moura, Defesa Civil e Semais, fizeram o balanço dos estragos causados pelo ciclone extratropical.

Entre os estragos, registrou-se rompimento da rede elétrica, telefone e internet, queda de árvores e galhos, queda de postes, ruas obstruídas, casas destelhadas, danos em prédios públicos e empresas, além do desabamento da estrutura da Ponte pênsil Lindolfo Elpídio Laus. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

Segundo informações da equipe da secretaria de obras, o bairro mais atingido do município foi o Cobre, principalmente a Rua Verônica Wechrmeister, que teve queda de quatro postes. No bairro Areão e na localidade do Morro do Macadame, houve grandes estragos em residências. Nos bairros Galera, Índia, Papagaios, Centro e Areão, além de residências, empresas sofreram grandes danos. No bairro Moura ouve a queda de um poste, e outro poste se partiu próximo a fábrica Carrocerias Roberti.

A equipe do Semais relatou que, no horário em que aconteceu o ciclone, estavam realizando a instalação de uma rede de água na Rua Inácia Reis, no bairro Cobre, onde caíram muitos eucaliptos em cima do caminhão. A equipe conseguiu retirá-lo entre os eucaliptos no fim da tarde desta quarta-feira (01/07).

Segundo relatório da secretaria de educação, houve destelhamento em todas as escolas e creches municipais, além de grandes estragos nos ginásios nos bairros Areão e Índia, e queda do muro no bairro Galera. Já as unidades básicas de saúde e a secretaria de saúde sofreram apenas destelhamentos. O prédio público mais atingido foi o Centro Cultural, Social e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz.

Infelizmente em Canelinha há um registro de desaparecimento de um homem por conta do desabamento da estrutura da Ponte pênsil Lindolfo Elpídio Laus, na Rua Juvêncio Mafra. Segundo o Corpo de Bombeiros, Vilson Saramento está desaparecido após ter sido arremessado pelo ciclone nas águas do Rio Tijucas. Por volta das 14h30 desta quarta-feira (01/07), com a ajuda de moradores, os mergulhadores encontraram a moto de Vilson.

A Administração Municipal e as secretarias vêm trabalhando intensamente para amenizar os estragos, assim, pedimos a compreensão da população. Abaixo das fotos, segue o Decreto de Situação de Emergência: