Coordenadora de Cultura, Lazer e Turismo, Janaira Reis faz o mapeamento do Caminho de Santa Paulina que passa na cidade de Canelinha SC.

Um dos caminhos mais lindos e místicos do Brasil, passa pela cidade de Canelinha.

Nos dias 30, 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2021 a coordenadora de cultura do município de Canelinha SC, Janaira Reis, fez o caminho de Santa Paulina de Camboriú a Nova Trento SC.

No início do caminho na cidade de Comburiu, na localidade dos Macacos, Janaira teve o prazer de conversar com o secretário de turismo da cidade, Ângelo César Gervásio, Vereador Ewerson Umbelino e seus assessores, Diretor de comércio Flávio Geraldo no qual comentou ter suas raízes familiares em  Canelinha. Todos muito receptivos e felizes pela nossa passagem.

Na oportunidade a coordenadora, descobriu curiosidades  com o secretário que também já foi vereador e que na época foi o autor do projeto de lei para a sanção como lei municipal de Camboriú, também fez contato para  futuras reuniões,  com objetivo de fomentar e alavancar o turismo, firmando parceria entre os municípios .

Junto com Janaira, também fizeram o caminho Márcia Reis Bittencourt, (Canelinha) Maria Salete Regis (Itajaí) e Pedro Tondato (Rio Claro – São Paulo) Pedro, possui muita experiência com o turismo religioso, sua maior, foi inaugurar o famoso caminho da fé em São Paulo, no qual já fez o mesmo 18 vezes.

A coordenadora Janaira ressalta: “A experiência foi incrível, principalmente por saber e conhecer o trecho em nossa cidade, fortalecendo o turismo e melhorar o descolamento de visitantes e desencadear uma nova visão para o setor econômico. Com esse mapeamento, foi possível perceber as necessidades para oferecer ao peregrino num futuro breve, pontos de apoio e hospedagens, condições perfeitas de estradas, placas com a quilometragem percorrida e com as divisas dos municípios ao longo do trajeto.”

O caminho de Santa Paulina é em homenagem a santa “Amábile Lúcia Visintainer”, um dos caminhos mais belos do Brasil e conta com o fato da Santa Madre Paulina ter caminhado por ele, em romaria, para festejos religiosos em Camboriú, em maio de 1899.

O percurso, com saída de Camboriú até o Santuário de Santa Paulina passa pelas estradas de Campo Novo, Oliveira em Tijucas; Moura (localidades, Sorocaba, Vila Nova, Espraiado) em Canelinha e Nova Trento pelos bairros Espraiado II, Claraíba, Tirol e Vígolo.
Com, aproximadamente, 62 quilômetros de extensão é um tesouro turístico escondido no meio da Mata Atlântica com cenário propício para meditação e oração com montanhas, vales, riachos e  cachoeiras  de águas cristalinas. Ao longo do caminho se escuta a orquestra com os sons da natureza.
Além disso, a chegada ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, garante um diploma ao peregrino.

Tal roteiro, nominado a “Compostela Brasileira”, foi oficialmente inaugurado em 05/05/2017.

ATENÇÃO!

O trajeto pode ser feito a pé, moto e bicicleta.

Você que procura uma nova rota turística, está uma ótima opção.  Se preferir o trajeto pode ser feito por trechos.

Desafio lançado. FAÇA E CONHEÇA!

#Turismoparavocê

SAIBA MAIS:

Vídeos com imagens do caminho