Canelinha realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nesta segunda-feira (15), a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Canelinha, no Centro de Eventos Arthur Adolfo Jachowiscz com o tema DEMOCRACIA E SAUDE: SAÚDE COMO DIREITO, CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS E FINANCIAMENTO DO SUS.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Canelinha, Moacir Montibeler, do Presidente da Câmara de Vereadores, Arlindo Simas, da secretária municipal de saúde, Maria Jucélia Grippa Sousa, da diretora da Fundação Hospitalar de Canelinha, Vanderléia Rosa e da Assessora de Saúde, Andrea Pieper Kuntze.

O evento tinha como objetivo oportunizar um espaço para a população, profissionais de saúde, prestadores de serviços e gestores para discutirem propostas de melhorias para a saúde pública no país. A conferência foi conduzido pela Assessora Andrea Pieper Kuntze, que possui 33 anos de experiência em saúde pública nas três esferas – federal, estadual e municipal, e também foi uma das seis analistas que participou do processo de transferência de conhecimento para a criação do eSUS AB, estratégia de prontuário eletrônico adotada pelo Governo Federal para informatizar as Unidades Básicas de Saúde.

Ao final da programação, foram eleitos os delegados que representarão Canelinha na Conferência Estadual de Saúde em Santa Catarina em Defesa do SUS, por meio das propostas elaboradas.

Como representante dos usuários foram eleitos Karina Leal Quaiatto e Carolini de Oliveira Comper; suplentes Daniel Abreu dos Santos e Rafael Senna e como representante dos trabalhadores foram eleitos Édia Regina Grah e Marcieli Simões Nery; suplentes Patrícia Jobim Martins e Leandra Martini.

“Certamente, a conferência foi uma experiência que fortaleceu o exercício da cidadania da população de Canelinha”, disse Andrea Pieper Kuntze.