Servidores públicos de Canelinha passarão a receber salários até o quinto dia útil

A partir de junho deste ano, os servidores públicos municipais de Canelinha terão a folha de pagamento depositada até o quinto dia útil do mês seguinte. Os primeiros vencimentos pagos na nova data estarão na conta dos funcionários até dia 05 de julho.

Atualmente, eles recebem entre os dias 20 a 25.

Segundo o responsável pelo setor de Recursos Humanos, Ademir Daroci Júnior, a mudança se deve a implantação do eSocial, sistema informatizado da administração pública exigido por lei federal. A nova ferramenta requer informações das prefeituras em tempo real, o que torna impraticável o pagamento de salários antes do fim do mês. “Passaremos a alertar os funcionários para que organizem os seus gastos pessoais e evitem transtornos com a alteração na data do pagamento dos salários, ressaltando que o mês de junho será pago até o dia 05 de julho”, alerta o responsável pelo setor de Recursos Humanos, Ademir Daroci Júnior.

O que é o eSocial?

O eSocial veio para simplificar a vida dos profissionais de contabilidade.

É um novo sistema de prestação de informações ao Governo Federal que tem o objetivo de tornar os processos dentro das empresas mais transparentes e menos complicados.

Trata-se de uma unificação das informações trabalhistas. Com o envio dessas informações, de forma gradativa, serão substituídas 15 obrigações legais que atualmente são obrigatórias para as empresas. Através de apenas uma declaração, todas as quatro entidades do governo – CEF, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Secretaria da Previdência Social, que antes recebiam em inúmeras obrigações diferentes os mesmos dados, receberão tudo de uma só vez.