Janeiro Branco: Você está de olho na sua saúde mental?
Todo mundo fala em cuidar da saúde, mas não falam em cuidar da mente. Infelizmente, a saúde mental ainda é um tabu onde as pessoas acham que ir ao psicólogo ou fazer terapia “é coisa de louco”. Isso é herança de uma cultura ultrapassada, pois hoje nossa vida é muito mais acelerada e somos muito mais exigidos da sociedade. Precisamos (urgente!) falar sobre saúde mental.
Pesquisas mostram que mais de 90% dos pacientes que tentam o suicídio apresentam um distúrbio psiquiátrico (depressão, abuso de álcool e drogas, esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, bipolaridade, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, stress pós-traumático, esquizofrenia e fobia social) e que 95% daqueles que cometeram suicídio tinham um diagnóstico psiquiátrico.
Por isso, é importante que as pessoas que sofrem com algum distúrbio mental possam contar com uma atenção especial dos seus familiares. Quem sofre com transtornos mentais deve passar por tratamento médico adequado, que pode incluir tratamentos farmacológicos e acompanhamento psicoterápico. Além disso, o suporte social, amigos e familiares são fundamentais para a recuperação do paciente.
A campanha Janeiro Branco luta para que as pessoas possam ser mais sinceras e transparentes com os seus desafios psicológicos; que busquem ajuda e apoio sempre que necessário.
Não tenha medo ou vergonha! O ano está só começando e você pode organizar sua mente e ter uma vida mais feliz e saudável.