Estado terá 60 dias para definir nova sede da Central de Triagem da Grande Florianópolis

A Justiça suspendeu, por um período de 60 dias, os processos relativos à desativação da carceragem da Central de Polícia da Capital e da Central de Triagem da Grande Florianópolis, localizada no bairro Estreito, em Florianópolis.

A medida foi tomada após acordo firmado entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) e o Ministério Público, durante audiência realizada na tarde desta segunda-feira com a participação do juiz Hélio do Valle Pereira, da Vara da Fazenda Pública da Capital.

Durante o período em que os processos estiverem suspensos, a secretaria vai definir um local para a construção de um Centro de Detenção e Ressocialização Provisório (Central de Triagem), com capacidade para receber até 310 presos. A prefeitura de São José já disponibilizou uma área no bairro Potecas. No entanto, faltam ainda a aprovação na Câmara de Vereadores e a formalização da escritura em nome do Estado. O representante da prefeitura de São José garantiu que em 60 dias toda a parte documental e de registro estará concluída.

Após a definição do local, a secretaria terá pelo menos mais 120 dias para a conclusão do processo licitatório. O prazo para a conclusão da obra, vencidas todas as fases, será de oito meses.

Atualmente existem cerca de 600 presos encarcerados em delegacias de polícia em Santa Catarina.

A secretaria também apresentou um plano de melhorias para a carceragem da Central de Polícia de Florianópolis. O projeto prevê novo sistema de ventilação e iluminação, limpeza completa de toda a área e reforma das instalações sanitárias.

A audiência também teve a participação do promotor Alexandre Herculano Abreu, do Ministério Público de Santa Catarina; secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet; secretário Executivo de Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso; delegado-geral da Polícia Civil, Maurício Eskudlark; diretor-geral da SSP, delegado Paulo Neves, e representantes das prefeituras de São José e Florianópolis.

DIARIO.COM.BR