Proerd forma 178 alunos em Canelinha

Na noite desta quinta-feira (06), a Polícia Militar de Canelinha, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, realizaram a formatura da Turma 2018 do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O evento formou 178 alunos de dez turmas, com alunos na faixa de 10 e 11 anos de idade. As aulas foram ministradas pelo Soldado Gomes, e aconteceram nas escolas municipais, além da Escola de Educação Básica Bartolomeu da Silva, Ceni e Escola Indígena da Aldeia Indígena Guarani Tekoá Tavaí.

O evento contou com a presença do Comandante da 3ª Cia de Polícia Militar de Tijucas, Major Éder Jaciel de Souza Oliveira, do Subtenente da Polícia Militar de Canelinha, Giuliano Livi, do Subtenente da Polícia Militar de São João Batista, Daniel José Pereira, do prefeito Moacir Montibeler, da secretária de educação, Rosângela Maria Leal Cordeiro, do vereador Antônio Carlos Machado Júnior, representando a Câmara de Vereadores de Canelinha, o Cacique Kuaray Papá, da Aldeia Indígena Guarani Tekoá Tavaí, que compuseram a mesa de autoridades. Se fizeram presentes também o presidente do CDL, Ervino Pellegrini, o vereador Adair da Conceição Lopes Filho, servidores municipais, diretoras e professoras do município.

Foram 10 lições/aulas ministradas pelo Soldado Gomes, onde, ao final do curso, todas as crianças produziram uma redação com o tema “Proerd”. Foram selecionadas três redações, onde os alunos Natacha Suyane Vidaletti, Bruna Vitória Pereira da Cunha e Vitória Grimm Cardos foram premiados com uma bicicleta.

Os alunos proferirem o compromisso, acompanhados do Soldado Gomes, os alunos cantaram o hino Proerd com o leão Daren, símbolo do maravilhoso programa. Ao final, foram entregues os certificados dos alunos por escola, sendo eles representados pelas orgulhosas diretoras e professoras, além do sorteios de bicicletas e mini-mascotes do leão Daren.

O Proerd desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. O programa tem como objetivo principal estimular os alunos a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades. O programa também envolve as famílias, diretoras e professores no intuito de realizar um trabalho sólido na vida das crianças. Neste ano, o trabalho foi especial, onde foi desenvolvido o projeto “Bullying não é brincadeira”, com o apoio do Ministério Público.