Janeiro Branco 2018: Quem cuida da mente, cuida da vida!

Poucos já ouviram falar no Janeiro Branco, uma campanha iniciada 2014, que busca promover a reflexão e o debate sobre a saúde mental e emocional ainda um tabu na nossa sociedade.

 

Mas, por que janeiro? 

Janeiro é o mês de mudanças e novos começos, sendo uma boa oportunidade para buscar a saúde mental.

 

Os casos de depressão, ansiedade, fobias, tem crescido consideravelmente e somente quem sofre com algum desses transtornos sabe a importância de falar sobre o assunto. A saúde psicológica é tão importante quanto a saúde física.

O número de pessoas com depressão vem aumentando nos últimos anos, e com isso aumentou o número de suicídios. Por isso, o Janeiro Branco 2018, com o mote ‘Quem cuida da mente, cuida da vida!’, foi criado para nós – governos e sociedade – ajudarmos um amigo, um vizinho, um parente que esteja com problemas de saúde mental.

 

Os 5 objetivos da campanha Janeiro Branco:

1 – Fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;

2 – Chamar a atenção de todo mundo para o tema da saúde mental nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;

4 – Chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes;

5 – Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da selicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!

 

Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?

1 – Incentivando-as a pensar: o ano mudou – vamos mudar de vida também?

2 – Convidando-as a entender: assim como os anos, a vida é feita de ciclos – devemos concluir aqueles que não nos fazem bem e iniciar os que nos farão felizes!

3 – Fazendo-as perceber que a virada de ano é o momento simbólico que a humanidade criou para parar um pouco e pensar sobre si mesma – essa é uma boa hora para aproveitarmos o exemplo e fazermos o mesmo em relação as nossas próprias vidas.

4 – Encorajando-as a responder: Janeiro abre as portas de um novo ano para todos. Será mesmo que precisamos repetir as escolhas ou condições do ano que passou e que nos impediram de ser, verdadeiramente, felizes?

5 – Motivando-as a calcular: um novo ciclo de 12 meses está se abrindo a nossa frente. Há tempo de sobra para qualquer um de nós fazer por onde ser feliz e ajudar aos outros nessa tarefa.

 

Participe e ajude a divulgar esta ideia!

Visite www.janeirobranco.com.br