Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam “Dia da Família na Escola”

Com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e promover a aproximação entre os pais e a comunidade escolar, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Canelinha realizaram de 25 a 28 de abril o evento “Dia da Família na Escola”. No período noturno, cada escola reuniu as famílias promovendo a confraternização e a convivência entre os alunos e seus familiares.

A programação foi organizada pelos profissionais – diretoras, professoras e serviços gerais – e alunos de cada escola, com apresentações culturais, palestras sobre os valores da família e a importância do envolvimento entre pais e a escola, para que os filhos trilhem sempre o caminho do bem, e inúmeros painéis que retrataram o quanto os alunos amam seus familiares, além da recepção carinhosa dos funcionários para receber as famílias.

Na terça-feira (25), o evento aconteceu na Escola E.B.M. Prof. Hermínia Alves Reis, no bairro Areão.

Na quarta-feira (26), o evento foi realizado na Escola E.B.M. Fazenda Vitória, com presença de todos os pais.

Na quinta-feira (27), foi a vez da Escola E.B.M. Cobre e da Escola E.B.M Prof. Maria de Lourdes Nicolau Zimmermann, onde foram apresentados aos pais do centro o grande apreço que lhes têm e o quanto valorizam a sua participação no dia-a-dia da escola.

Para finalizar na sexta-feira (28), a Escola E.B.M. Senador Benjamin Galloti, no bairro Galera, Escola E.M. Cantório Florentino da Silva, no bairro Índia e a Escola E.B.M. Prof. Realina Feller Roberti, no bairro Moura, demonstraram a importância da família para a comunidade, propagaram o respeito, cordialidade, amor e união entre pais e filhos.

“Promovemos o dia da Família nas escolas para reunir os pais e nossos alunos buscando integrar o núcleo familiar e as escolas de nosso município. O resultado foi espetacular e, com certeza, a semana foi um sucesso, pois tivemos grandes momentos em todas as festas promovidas pelas escolas, respeitando assim todas as formas e constituições de família.”, relata a Secretária da Educação de Canelinha.

A secretária ainda ressalta que, a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento dos educandos, por outro lado, os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para crianças e adolescentes. Família e escola devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento. A interação entre família e escola ajuda na redução de conflitos. Se os pais e professores interagem de forma contínua e buscam resolver os problemas imediatamente, considerando sempre as causas dos conflitos e dificuldades, certamente eles encontrarão juntos as soluções que favoreçam a família, os educadores, a instituição escolar e, principalmente, os alunos.