Coordenação de Cultura realiza 1° Fórum Municipal de Cultura de Canelinha

Neste sábado (14), a Coordenação de Cultura realizou no auditório do Centro de Arte e Educação, o 1° Fórum Municipal de Cultura de Canelinha. O evento contou com a participação do prefeito do município, Moacir Montibeler, autoridades municipais, artistas e produtores culturais.

Em sua fala de abertura, o prefeito Moacir Montibeler destacou a importância dos artistas locais, juntamente com a coordenação de cultura, se organizarem para o desenvolvimento artístico do município. Também ressaltou o compromisso da gestão atual; sendo ela sensível às questões culturais, dando todo o apoio para a construção das políticas públicas.

Com o tema “Construindo Políticas Públicas para a Cultura”, os palestrantes Vanderlei Dal Bello Lazzarotti, diretor de Gestão Cultural da Fundação Cultural de Itajaí, e Adriana de Souza do Nascimento, Assessora de Projetos Especiais da GRANFPOLIS, explanaram os caminhos para construir políticas públicas culturais e os primeiros passos para a criação do Conselho Municipal da Cultura. O conselho será o órgão consultivo, propositivo e normativo da gestão municipal.

Neste 1° fórum foram criadas as câmaras setoriais com os agentes culturais e artistas presentes no evento, sendo elas futuras atuantes por segmentos artísticos existentes na cidade:

– Câmara Setorial de Teatro e Circo;

– Câmara Setorial de Literatura e biblioteca;

– Câmara Setorial de Cultura Popular;

– Câmara Setorial de Dança;

– Câmara Setorial de Música;

– Câmara Setorial de Patrimônio Cultural;

– Câmara Setorial de Artes Visuais e Audiovisual.

As câmaras setoriais serão espaços de diálogo permanentes e organizados, onde os artistas locais e a coordenação de cultura irão debater as prioridades de cada setor, buscando soluções de interesse em comum. Cada câmara setorial terá dois representantes no conselho, sendo eles mediadores entre a gestão pública e a comunidade, fiscalizando, acompanhando, sugerindo e deliberando sobre as políticas de cultura. A Coordenadora de Cultura de Canelinha, Jô Fornari, ressalta que os artistas locais que não participaram do fórum, poderão fazer parte da câmara setorial do seu segmento artístico, entrando em contato com a coordenação através do e-mail cultura@canelinha.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3264-4000, ramal 4046.

O próximo passa será realizar a eleição da diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canelinha (CMPCC) e definir as datas de reuniões mensais das câmaras setoriais e do conselho.