24 de Março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Hoje, 24 de Março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria de Saúde ressalta a importância do diagnóstico da doença, que pode ser realizado em todas as unidades de saúde. Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas (com ou sem catarro), febre baixa, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito.

Doença infectocontagiosa que causa lesões principalmente nos pulmões, a tuberculose é transmitida por via respiratória, por meio da tosse, fala e espirro, causada por um microrganismo conhecido como bacilo de Koch. Dentre os 22 países com maior número de casos de tuberculose no mundo, o Brasil é o 17º colocado.

Em alusão a data, durante o mês de março os profissionais da Estratégia de Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde realizaram orientações à população sobre o assunto nas unidades de saúde durante a espera ao atendimento médico, de enfermagem ou odontológico. As agentes comunitárias de saúde também foram orientadas durante as visitas domiciliares a realizarem a busca ativa de sintomáticos respiratórios.

Estima-se que, aproximadamente 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a doença. Em Canelinha, temos quatro casos em tratamento e um caso fazendo quimioprofilaxia, este último caso trata-se de uma criança que faz uso da medicação para a prevenção da doença, pois tem a bactéria no corpo, mas ainda não adoeceu. O tratamento da doença é ofertado pelo SUS gratuitamente. Poderemos ter outros casos em nossa cidade, por isso a importância da busca ativa e a orientação dos profissionais de saúde.

Nesta tarde as equipes de Saúde da Família e outros profissionais da Atenção Básica receberão capacitação sobre a tuberculose, no Auditório da Educação. O objetivo dessa capacitação é atender a população de Canelinha ainda com mais qualidade e informação.