Outubro de atividades na Secretaria de Saúde

Esse mês será de atividades na Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha, com a realização de um encontro com as mulheres, devido ao Outubro Rosa, mês dedicado às ações de prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama.

De acordo com a enfermeira-responsável pela coordenação da Atenção Básica, Riciela Kolv, o encontro das mulheres será na sexta-feira, dia 14, a partir das 13h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, ao lado do Paço Municipal. “O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero e câncer de mama”, destaca.

Neste dia não haverá as coletas de prevenção ao colo de útero já que, recentemente, o projeto Sesc Saúde Mulher esteve presente na cidade. “Então foram mais de 600 coletas, além de 300 mamografias realizadas”, informa Riciela.

Canelinha conta com sete Unidades de Saúde em que todas dispõem de enfermeiras para a coleta desse tipo de exame. Além disso, todas as quintas-feiras, a Rede Feminina de Combate ao Câncer também realiza a coleta.

Comemorações

Na próxima sexta-feira, 07, a partir das 13h30, no auditório da Secretaria de Educação, haverá uma confraternização entre os profissionais da saúde, em virtude do Dia do Agente Comunitário de Saúde (04 de outubro) e Dia do Agente de Combate a Endemias (05 de outubro). Atualmente, Canelinha possui 21 agentes comunitárias de Saúde e uma de Combate a Endemias, que trabalha no combate a dengue.