IV Conferência Municipal da Assistência Social realiza-se na cidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Canelinha realizou na tarde de quarta-feira, 29, a IV Conferência Municipal de Assistência Social. Esse ano, o tema foi “Consolidar o Suas (Sistema Único de Assistência Social) de vez rumo a 2026”.

A programação da conferência iniciou às 12h30, com o credenciamento dos participantes, no Centro Social, Recreativo e Cultural Arthur Adolfo Jachowicz, no Centro. Já às 13h teve a abertura oficial do evento e às 13h30 aconteceu à leitura do Regimento Interno. Já às 14h houve a palestra e debate com o tema: “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026”, e o lema “Pacto Republicano no Suas rumo a 2016: o Suas que temos e o Suas que queremos”, com o psicólogo Ricardo Ismael Testoni. “Foi um momento importante para consolidar o Suas e a questão do pacto federativo, sobre um conjunto de medidas consensuais entre municípios, estados e nação”, destaca.

A Conferência Municipal de Assistência Social foi dividida em cinco grupos. No Eixo I o debate foi a “Dignidade Humana e Justiça Social: Princípios Fundamentais para a Consolidação do Suas. No Eixo II, “Participação Social como Fundamento do Suas”, já o Eixo III, a “Primazia do Estado: Por um Suas Público e Republicano”, sendo que o Eixo IV trabalhou a “Qualificação do Trabalho no Suas” e o Eixo V:  “Assistência Social é Direito”.

Na sequência, teve o intervalo para o café, e às 16h Plenária Final com eleição dos delegados e às 17h, o encerramento. A secretária de Assistência Social Anice parecida Beirão destaca a Conferência. “Reunimo-nos para analisar o que pode mudar para atender melhor as pessoas do nosso município, pois somos agentes de transformação”, disse.