Servidores de Canelinha tem aumento salarial médio de quase 13%

A Prefeitura Municipal de Canelinha baixou uma MP – Medida Provisória – e aumentou os salários dos servidores públicos municipais. Não obstante, houve uma readequação de cargos e funções, o que possibilitou ser mais justo com os profissionais que trabalham no município de Canelinha.

Foi preciso usar a MP, pois a data base para aumento dos salários dos servidores públicos de Canelinha é no mês de agosto. Como em 2008 é ano eleitoral, a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis recomendou que a data base fosse antecipada. A Prefeitura Municipal, então, mandou o projeto para a Câmara de Vereadores.

A média do aumento ficou em torno de 12%, somando todos os cargos. Os ocupantes de cargos comissionados e gratificados, por exemplo, terão o menor aumento: 5,16%. Esse valor é referente ao índice da inflação do período.  Esse percentual também será dado aos agentes políticos municipais (prefeito, vice-prefeito e vereadores), além dos servidores da Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha.

A readequação de cargos fez com que alguns setores ganhassem um ótimo valor de aumento salarial. Destaca-se, por exemplo, os profissionais da Educação e os operários da Secretaria de Transportes e Obras. Com isso, alguns cargos ocupados por professores ganharam um aumento que chega a 50%. O menor salário do município passa a ser R$ 520. Bem diferente de antes, quando alguns profissionais de Transportes e Obras chegavam a ganhar apenas um salário mínimo.

Para o prefeito Lico, essa readequação de cargos era uma antiga promessa de campanha que agora ele está cumprindo. "Tinha esse compromisso assumido com os servidores públicos, ao qual estou fazendo jus neste momento", disse o prefeito. Além da média de quase 13% do aumento desse ano, somando os três anos do governo Eloir João Reis, o poder público de Canelinha deu até hoje um aumento real de aproximadamente 40%. Estão inclusos nesse montante, 7,86% do exercício de 2007 e 20% do exercício de 2006, quando foi abolido o sistema de abono salarial do prefeito anterior.

Matéria: JULIANO CÉSAR
Assessor de Imprensa