Governador autoriza investimentos em Canelinha

O governador Raimundo Colombo esteve em Brusque, na noite de quinta-feira, 31, onde anunciou investimentos de mais de R$ 284 milhões para auxiliar no desenvolvimento dos municípios da região. Foram confirmados R$ 29,2 milhões em recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) para as prefeituras e autorizados convênios no valor de R$ 254 milhões. O prefeito de Canelinha Antônio da Silva esteve presente, onde assinou os convênios.

"Esses recursos são para atender as necessidades mais urgentes dos municípios, para dinamizar serviços aos cidadãos, dar mais condições de desenvolvimento aos locais, segurança, tranquilidade e qualidade de vida", disse o governador.

O anúncio mais aguardado pela população foi a entrega da ordem de serviço para a execução dos projetos de engenharia para a construção de uma barragem de médio porte em  Botuverá.  A obra, que deverá estar concluída até o final de 2016, vai beneficiar as regiões de Botuverá, Brusque e Itajaí, com capacidade para armazenar mais de 15,7 milhões de metros cúbicos de água de parte do Rio Itajaí-Mirim. A obra terá um investimento de R$ 95 milhões. A localização exata da barragem depende de estudos de viabilidade técnica e ambiental.

De acordo com os técnicos que trabalham no projeto, toda a ação está sendo preparada levando-se em conta o menor impacto ambiental, social e econômico para a região. A intenção é que a barragem, dentro das possibilidades, possa ter múltiplo uso, ou seja, que a água armazenada seja utilizada para consumo animal e humano e para a irrigação.

O secretário da Defesa Civil, Milton Hobus, lembrou das enchentes que atingiram a região. Em 1983, foram cinco dias de chuvas intensas que fizeram o Rio Itajaí-Açu subir, deixando 200 mil desabrigados e 49 mortos. No ano seguinte, em 1984, novas inundações com 160 mil desabrigados e 16 mortos. Em 2008, o mês de novembro foi marcado por fortes chuvas, que deixaram 80 mil desabrigados e 135 mortos. A última foi em 2011, quando novamente a região foi castigada com as chuvas. O resultado foi 30 mil desabrigados e três mortos. "A construção da barragem em Botuverá é ideal para proteção às cidades região. É um grande sonho da população que já sofreu muito com as inundações", afirmou.

SC-486

Outra importante obra que deve iniciar em breve é a duplicação da rodovia Antonio Heil, SC-486, trecho entre Brusque e Itajaí. Os trabalhos serão executados em 20,9 quilômetros. Nesta quinta-feira, o governador Raimundo Colombo autorizou o edital de licitação da obra, que está orçada em R$ 148,7 milhões.

O secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, disse que a obra de duplicação traz melhor logística e competitividade, acaba com as filas e moderniza o Estado. "É um grande investimento que vai transformar essa região."

Os recursos do Fundam fazem parte do Pacto Por SC e são provenientes de financiamentos obtidos pelo Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O repasse para as prefeituras será feito de forma não-reembolsável e sem necessidade de contrapartida dos municípios. São R$ 29,2 milhões divididos entre os oito municípios.

São João Batista

Com o município de São João Batista, foram assinados convênios para a pavimentação de ruas (R$ 500 mil), aquisição de aparelho de raio-x (R$ 125 mil), elaboração do projeto de construção do novo prédio do hospital (R$ 200 mil). Esses recursos são do Fundo Social. Do Fundam, serão R$ 2 milhões para pavimentação de ruas e revitalização do centro do município.

Botuverá

Outros convênios assinados, nesta quinta-feira, são para aquisição de um trator para o município (R$ 100 mil) e para recuperação asfáltica de rua no bairro Águas Negras (R$ 100 mil), além da barragem (R$ 95 milhões) e Fundam (R$ 12,8 milhões).

Tijucas

Para o município, foi assinado o contrato de financiamento do programa Badesc – Cidades Juro Zero (R$ 5 milhões). Também será executado o projeto de reforma da lavanderia do Lar Santa Maria da Paz (R$ 249,6 mil), com recursos do Fundo Social e Fundam (R$ 2,5 milhões).

Canelinha

Os convênios assinados com Canelinha vão permitir a reforma e ampliação da rodoviária (R$ 500 mil), a pavimentação de ruas (R$ 200 mil), além da conclusão da sede própria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama (R$ 50 mil), aquisição de três academias de ginástica (R$ 35 mil) e compra de bens permanentes para a construção da nova sede da APAE (R$ 30 mil). Pelo Fundam, somam-se R$ 2,1 milhões.

Nova Trento

Com Nova Trento, foram assinados convênios para drenagem e pavimentação da rua Maria Menon Marcolla, no Distrito de Claraíba (R$ 200 mil), e para a reforma e ampliação da ponte Ivo Silveira (R$ 500 mil). O governo ainda liberou R$ 1,8 milhões pelo Fundam para outras obras.

Guabiruba

O convênio assinado com o município será para a aquisição de veículo para a Secretaria Municipal da Saúde (R$ 50 mil). A prefeitura da cidade ainda conta com R$ 2,1 milhões do Fundam.

Brusque

Já para Brusque, os convênios vão permitir a aquisição de aparelhos para a academia de ginástica do município (R$ 50 mil), projeto de inclusão para associação dos Atletas Especiais no cenário esportivo (R$ 50 mil) e materiais e equipamentos para montagem de um auditório para o grupo escoteiro (R$ 10 mil). Também está prevista a aquisição de um aparelho mamógrafo para a Rede Feminina de Combate ao Câncer (R$ 150 mil) e de um veículo para a rede (R$ 50 mil). A cidade ainda recebeu R$ 3,2 milhões pelo Fundam.

Major Gercino

Com Major Gercino, foi assinado o contrato de financiamento do programa Badesc Cidades Juro Zero (R$ 1 milhão). Pelo Fundam, o município foi beneficiado com R$ 2,7 milhões.