Campanhas de vacinações da poliomielite e sarampo começam em Canelinha, dia 08

Começa na segunda-feira, 08, e segue até 15 de setembro, a campanha nacional de vacinação da poliomielite e do sarampo. Em Canelinha, a Secretaria Municipal de Saúde já trabalha visando essas campanhas, na busca de atingir as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde. Nesse período, a vacina acontece somente no Posto do Centro.

Segundo a enfermeira coordenadora da Unidade Central de Saúde do município, Caroline Krasota Matos Nowak, o Dia D, que é o dia nacional de vacinação, será no sábado, 13 de agosto. "Nesse dia, todos os postos de saúde de Canelinha vão atender das 8 às 17h, sem fechar para almoço", acrescenta.

A poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas. Causa paralisia e deformações no corpo. Está sendo erradicada em todo mundo. No Brasil nao há casos registrados desde 1977.

Sobre o sarampo, é uma infecção do sistema respiratório causada por um vírus É altamente contagioso e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem  de 8 a 12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. Atualmente, há um surto de sarampo na Europa, fato este que chama a atenção do Brasil. "Por isso é importante a participaçao dos pais para imunizarem seus filhos", acrescenta a secretária de Saúde, Dirleni Battisti Pereira.

SAÚDE DO HOMEM

Na noite de terça-feira, 09, às 19h30, na Casa Vó Maroca, a Secretaria de Saúde de Canelinha promove palestra sobre a saúde do homem. Entre os asuntos em pauta, a prevençao de doenças como o cancer de próstata, diabetes, hipertensão e o vício do tabagismo. O evento é uma iniciativa do poder público, após a aprovaçao de um projeto de lei de auotira do vereador, Antônio Carlos Flores (PSDB) que institui a Semana da Saúde do Homem.