Canelinha realiza II Conferência de Assistência Social

Mais e cem convidados participaram da II Conferência Municipal de Assistência Social de Canelinha, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu na tarde de quarta-feira, 03, no Centro de Eventos Arthur Adolfo Jachowicz. Segundo os organizadores, o número de participantes superou as expectativas e deixou-os alegres.  "Principalmente por se tratar de um momento decisivo e de manifestações de grandes propostas para uma melhor efetivação da Assistência Social, no município", destaca a assistente social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Canelinha, Márcia Reis.

As Conferências ocorrem em âmbito municipal entre 02 de maio a 07 de agosto. Em seguida, é nível estadual, que ocorre até o dia 14 de outubro. Por fim acontece a conferencia nacional, esse ano de 7 a 10 de dezembro. Para a assistente social, Márcia Reis, a realização de uma conferência não é algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. "Por isso a importância de todos participarem", informa.

Este ano, a conferência tem quatro subtemas que são discutidos nas três esferas, municipal, estadual e nacional. São eles: estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação e do controle social; e a centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.

Após o debate desses assuntos no município, agora, Canelinha se prepara e estará presente na VIII Conferência Estadual de Assistência Social do estado de Santa Catarina. O evento ocorre em Florianópolis nos dias 13,14 e 15 de outubro.

Para a secretária de Assistência Social de Canelinha, Anice Beirão, o evento foi importante, por aproximar as pessoas da realidade do trabalho da secretaria. "Agradecemos a presença de toda a comunidade, das autoridades, dos grupos de idosos, pela participação efetiva de todos", finaliza.