Canelinha se destaca no Ideb

Educação Pública Municipal de Canelinha tem a melhor média da região e a terceira melhor do estado, após avaliação do Ideb.

O Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Canelinha tem a melhor qualidade educacional do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim, sendo o terceiro melhor do estado de Santa Catarina, de acordo com dados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Os números foram divulgados durante a semana, após realização da Prova Brasil e da própria média do Ideb, no ano de 2009.
      As séries fundamentais (1ª a 4ª) de Canelinha estão com uma média de 6,5, bem diferente de 2005, quando a média era de 3,9. Em 2007, a nota chegou a 4,3 (ver tabela). Quanto ao ensino básico (escolas estaduais), a média ficou em 5,5, o que forneceu uma média municipal de 5,7. A escola que teve o melhor desempenho em matemática e língua portuguesa foi a EEBM Fazenda Vitória (6,83), enquanto que a menor média foi registrada na EEBM Senador Francisco Benjamim Gallottti (4,98).

Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, professora Maria Salete Montibeller, não há segredo para esse salto na educação pública de Canelinha. “O que há é muita dedicação e investimento maciço na educação, como por exemplo, qualificação do professores”, disse Maria Salete.

Em São João Batista, os resultados da Prova Brasil foram de uma média de 5,4 para as escolas municipais e 5,3 para as escolas estaduais. Apesar de ficar abaixo de Canelinha, o município de São João Batista também comemora o resultado, onde em 2005 a média era de 4,8 (municipais) e 4,5 (estaduais). A melhor média foi a ER Prefeito Sinézio Octaviano Dadam (6,0). Já a menor média foi da ER Monsenhor José Locks. “Estamos felizes, pois aumentamos a nossa média e isso se deve a qualificação dos nossos professores”, destacou a secretária de Educação e Cultura, professora Maria Elisabeth Zunino Booz.

Das oito cidades que compõem o Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim, Canelinha ficou com a melhor média (5,7). O município da região com o menor média é Tijucas (4,5). As outras médias são: São João Batista (5,4), Brusque (5,3), Nova Trento (5,3) e Major Gercino (4,8). O município de Botuverá não participou da avaliação desse ano.

JULIANO CÉSAR