Criciúma bate Avaí por 4 a 2 no Heriberto Hülse

Paulo Evangelista | paulo.evangelista@rbsonline.com.br

Em noite de Lima, o Criciúma mostrou sua força no Heriberto Hülse e bateu o Avaí por 4 a 2 pela quarta rodada do Campeonato Catarinense. O lateral, de apenas 17 anos, marcou dois gols e derrubou a invencibilidade do time da Capital no Estadual. Com a vitória na noite desta quarta, dia 28, o Tigre chegou aos nove pontos e encostou no Joinville pela liderança do Estadual. Já o Avaí, com a derrota, permanece em terceiro lugar com sete pontos ganhos.

Próxima rodada

Na próxima rodada o Avaí enfrenta, no sábado, dia 31, o Atlético de Tubarão na Ressacada, às 18h15min. Já o Tigre vai até Itajaí para jogar com o Marcílio Dias também no sábado, às 20h30min, no estádio Hercílio Luz.

Primeiro tempo

O time do Avaí começou bem o primeiro tempo, disposto a definir a partida nos primeiros minutos. Em dois lances, antes dos cinco minutos, o Leão quase abriu o placar. Aos dois minutos, Odair fez uma jogada individual e passou para Rafael Costa. O atacante chutou, a bola bateu na zaga e sobrou para Eltinho que, de primeira, chutou por cima do gol de Zé Carlos. Dois minutos depois, Arlindo Maracanã cruzou na área e William, de cabeça, acertou a trave do goleiro Zé Carlos.

Melhor em campo, o Avaí chegou mais uma vez aos seis minutos. William fez grande jogada pela direita, chegou até a linha de fundo e cruzou para trás. Wendell bateu de primeira, a bola subiu muito e saiu pela linha de fundo.

Na primeira chegada do Criciúma, aos nove minutos, Zulu recebeu na entrada da área, fez boa jogada em cima de Leandro Bambu e cruzou. Arlindo Maracanã, na corrida, chutou e a bola entrou no seu próprio gol. Mas o árbitro da partida Jefferson Schimidt anotou o gol para o atacante do Tigre.

O Avaí sentiu o gol e, aos 18 minutos, o Criciúma ampliou com o garoto Lima, o melhor jogador do clássico. O meia Marcelinho recebeu grande lançamento pela esquerda e rolou na entrada da área para Lima, que chutou de esquerda. A bola bateu na trave e entrou no gol de Eduardo Martini.

Perdido em campo, o Avaí dava muito espaço ao Tigre. E, aos 31 minutos, o time da casa quase chegou ao terceiro gol. Zulu ganhou de cabeça do zagueiro Leandro Bambu, a bola sobrou para Michel que, sozinho, chutou e acertou a rede pelo lado de fora.

O Avaí chegou com perigo no final do primeiro tempo. Aos 42 minutos, Rafa Costa fez fila e entrou na área. O goleiro Zé Carlos saiu bem do gol e fez a defesa.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, o Avaí veio com mais volume de jogo. Chutando de fora da área com Wendell e Odair, o time avaiano chegava esporadicamente ao gol de Zé Carlos. Com 10 minutos de jogo, Silas colocou em campo Ferdinando no lugar de Eltinho.

Mesmo com o Avaí tendo mais volume de jogo, quem chegou com perigo foi o Tigre. Aos 18 minutos, Kempes chutou de esquerda do bico da área, a bola passou por Eduardo Martini e explodiu na trave direita do goleiro avaiano.

A substituição avaiana surtiu efeito aos 23 minutos. Em mais um chute de longa distância, Ferdinando acertou o canto esquerdo do goleiro Zé Carlos e marcou o primeiro gol do Avaí.

Com o tento, o Leão se empolgou e quase empatou aos 29 minutos. Thomas encontrou espaço e cruzou para William que, de cabeça, quase marcou o segundo do Leão.

Porém, o ímpeto do Avaí acabou aos 39 minutos. O atacante Kempes pegou a bola na intermediária, passou por Bambu e chutou forte. A bola acertou o ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro Martini: 3 a 1.

Aos 43, o Criciúma fez seu gol mais bonito. Depois de um ótimo lançamento, Kempes driblou Martini e, sem ângulo, passou para Lima, que deixou Leandro Bambu caído no chão e bateu de esquerda, sem chances para Eduardo Martini.

Com a partida definida, o Avaí ainda marcou o segundo gol com Odair, cobrando falta aos 49 minutos do segundo tempo.

CRICIÚMA (4) AVAÍ (2)
Zé Carlos; Michel (Anderson Kanu), Basílio, Filipe, Lima, Luis André, Paraná (Michel Neves), Mateus, Marcelinho (Adriano), Kempes e Zulu.
Técnico: Leandro Machado
Eduardo Martini; Arlindo Maracanã (Thomas), Leandro Bambu, André Turatto, Eltinho (Ferdinando), Marcus Winicius, Wendell Falcão (Léo Gago), Odair, Davi, Rafael Costa e William.
Técnico: Silas

Diário Catarinense