Lobão: raios, ventos e chuvas fortes causaram blecaute

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta tarde que o blecaute que atingiu boa parte do país na noite de ontem foi causado "por descargas atmosféricas (raios), ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP)".

Em entrevista coletiva realizada em Brasília, após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, Lobão afirmou que essa foi a conclusão unânime de todos os órgãos de governo que integram o colegiado.

O blecaute de ontem à noite causou a queda de 40% da energia do Brasil, segundo informou o ministro. De acordo com Lobão, o sistema de energia elétrica brasileiro é moderno e o apagão não foi o pior registrado na história do país. O que ocorreu em 1999 durou 4 horas e teve uma queda de cerca de 70% da energia e em 2002, a queda foi de 60%, disse.

— Não há nada mais avançado no mundo que o sistema do Brasil.

Sobre os danos causados à população, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson José Hubner Moreira, afirmou que as empresas responsáveis pela transmissão de energia em seus Estados serão as responsáveis pelo pagamento dos prejuízos aos usuários dos serviços.

O ministro disse que a média de tempo para o retorno da energia foi de 3 horas nos 18 Estados atingidos, sendo que na Região Sul, a falta de energia durou 15 minutos. Os Estados de Rio de Janeiro e de São Paulo foram os que tiveram mais problemas, com duração de três a quatro horas de falta de energia.

Lobão disse hoje que nenhum governo investiu tanto no setor de energia elétrica quanto o governo Lula. Segundo ele, de 2003 até hoje, a extensão das linhas de transmissão foi ampliada em 30%.

— E são todas de muito boa qualidade — afirmou, durante entrevista.

De acordo com Lobão, neste período de seis anos foram investidos R$ 22 bilhões em linhas de transmissão e R$ 8 bilhões em transformadores de energia, em um total de R$ 30 bilhões. Ele insistiu que o sistema elétrico brasileiro é de muito boa qualidade e é considerado um dos melhores do mundo.

Lobão disse que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) confirma a ocorrência dos fenômenos atmosféricos na região de Itaberá, no interior paulista.

Porém, o prefeito da cidade, Walter Sergio de Souza Almeida (DEM), disse que não "sabia que o ocorrido tinha a ver com Itaberá". "Aqui não faltou luz e só aconteceu uma pequena falha", afirmou. Segundo relato do prefeito e de moradores do município, as condições do tempo estavam normais ontem à noite.

Diário Catarinense
ZEROHORA.COM E AE