Vento forte provoca destruição no Sul de Santa Catarina

Fortes rajadas de vento provocaram danos em imóveis nos municípios de Araranguá e Sombrio, no sul do Estado, na madrugada desta segunda-feira. Há a suspeita de que um tornado tenha atingido a região devido ao grau de destruição das edificações nas localidades onde foi registrada a ventania.

De acordo com o major Márcio Luiz Alves, coordenador da Defesa Civil Estadual, a rede de distribuição de energia elétrica foi danificada e bairros das cidades tiveram o fornecimento interrompido.

Nos bairros onde houve o vendaval, cerca de 80% dos imóveis foram danificados. Desde a madrugada, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão mobilizadas no atendimento à população. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre as regiões atingidas.

Segundo informações preliminares, ninguém ficou ferido.

— Pela destruição, parece que foi um tornado que provocou os danos. Como foi durante a madrugada, não conseguimos fazer uma avaliação — explica o coordenador da Defesa Civil Estadual.

Araranguá

Na área central de Araranguá, a cobertura de um posto de combustíveis, do centro comercial Centerfábricas e de centenas de residências foram destruídas, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Ernani Palma.

A força do vento fez com que as portas de entrada de uma agência bancária fossem arremessadas para dentro do imóvel. Também há o registro de danos no município de Balneário Arroio do Silva, segundo Palma.

Outras ocorrências

A chuva torrencial que cai desde a madrugada na região da Grande Florianópolis provocou pequenos registros de deslizamentos na Capital.

Em Ilhota, no Vale do Itajaí, há o registro do transbordamento de um rio. A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em todo o Estado nas próximas horas.

A previsão do tempo indica grande volume de chuva para esta segunda-feira e a tendência é que haja o registro de novos incidentes.

— É bom ressaltar que estamos de alerta para a possibilidade de ocorrências em todo o Estado, inclusive nas cidades que até agora não foram afetadas, que poderão ter problemas — disse Alves.

Granizo e Vendaval

Pelo menos 15 municípios registraram prejuízos por conta de granizo e vendaval entre a noite de sábado e a madrugada d domingo nas regiões Oeste, Grande Florianópolis e Sul de Santa Catarina.

O número de casas danificadas deve ultrapassar 1,5 mil e o número de pessoas diretamente atingidas chega a 6 mil, segundo levantamento preliminar.

Conforme o relatório da Defesa Civil, os municípios afetados pelos temporais neste fim de semana são: Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu e Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis; Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Içara, Imbituba, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio e Passo de Torres, no Sul, Chapecó, no Oeste; e Ilhota, no Vale do Itajaí.

DIARIO.COM.BR

Recomendações
— No caso de alagamentos a Defesa Civil recomenda que a população evite o contato com as águas que podem estar contaminadas, causando doenças. Também é aconselhável não dirigir em lugares alagados.

— Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos precisam ficar atentos, no caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes. Qualquer orientação da Defesa Civil do município deve ser atendida.

— No caso de emergência a comunidade deve acionar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através do telefone 199. O telefone para contato da Defesa Civil estadual é o 48 3244-0600.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina