Lula anuncia força-tarefa para socorrer vítimas das enchentes

Robson Bonin | robson.bonin@gruporbs.com.br

Depois de pedir um minuto de silêncio em nome das vítimas das enchentes em Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o envio de uma força-tarefa envolvendo ministros, militares, helicópteros e unidades móveis das Forças Armadas para auxiliar no socorro a desabrigados. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira, durante um evento do Ministério do Trabalho, em Brasília.

— Queria pedir para não terminar esse dia festejando como sempre. Gostaria de pedir para terminar com um minuto de silêncio em nome das vítimas de Santa Catarina — discursou o presidente durante a Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional do Ministério do Trabalho.

Para atuar no resgate e na assistência para as 42 mil pessoas desabrigadas, o Planalto deslocou 350 militares, dois helicópteros, unidades blindadas e 10 caminhões para levar alimentos às áreas mais atingidas. O trabalho vai começar pelos municípios da região de Blumenau e de Florianópolis, onde as chuvas fizeram os maiores estragos.

Hoje, no final da tarde, o ministro da Integração, Geddel Vieira Lima, deixou a reunião ministerial que ocorria na Granja do Torto mais cedo para embarcar para Santa Catarina.

Na manhã de terça, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Felix, e o coordenador-geral de Vigilância Ambiental do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Neto, também devem chegar ao Estado para avaliar os estragos.

— Os ministros irão analisar o que pode ser feito para liberar as estradas, já que muita gente visita Santa Catarina no final do ano. É um trabalho prioritário que precisa começar agora — disse Lula.

O presidente também conversou com o governador Luiz Henrique da Silveira por telefone sobre a situação do Estado.

Diário Catarinense