Rompimento de gasoduto interrompe fornecimento em RS e SC, alerta Luiz Henrique

As fortes chuvas e inundações ocorridas na região de Santa Catarina causaram o rompimento de um duto do gasoduto Bolívia-Brasil, seguido de fogo e ruídos. O acidente ocorreu no bairro Belchior, em Gaspar, Santa Catarina. O acidente ocorreu por volta das 22h30min.

— Todo o sul de Santa Catarina, toda a Grande Florianópolis, e o Rio Grande do Sul estão temporariamente sem suprimento de gás— disse o governador Luiz Henrique.

Segundo a Defesa Civil de SC, não há previsão de restabelecimento.

O rompimento do tubo causou uma explosão na região. De acordo com informações repassadas à Defesa Civil pelo comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, coronel Carlos Menestrina, as chamas já foram controladas.

Com 3.150 km de extensão, a rede de dutos atravessa os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Juntos, os Estados são responsáveis pelo consumo de 71% da energia do país. A transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG) é responsável pela operação do empreendimento em solo brasileiro.

ZEROHORA.COM