Município de Canelinha é afetado pela enchente

Não diferente dos demais municípios do Vale do Rio Tijucas, Canelinha também foi afetada pelas fortes chuvas que caíram durante todo o fim de semana. Durante a madrugada de domingo (23), dezenas de residências foram tomadas pela água, tanto no centro, quanto nos bairros do interior.

Galera, Papagaios, Rio da Dona, Índia ficaram intransitáveis e a busca dos desabrigados só foi possível através de bateras e botes. Foi por isso que cada bairro alojou a maioria de seus moradores afetados pelas enchentes.

Logo no início da manhã, o prefeito Eloir João Reis, o Lico, convocou todos os funcionários públicos para socorrer as pessoas necessitadas. O QG foi montado no prédio da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, onde a secretária Maria Salete Montibeller, junto com a responsável pela Ação social, Anice Beirão, tiveram a responsabilidade de coordenar os trabalhos. Ainda no mesmo dia, o município decretou situação de emergência.

No Centro da cidade, as casas mais afetadas foram próximas à empresa Extovale, além das Ruas Rosinha Laus, Valentim Pereira de Melo e Manoel Correia. Dois locais da Avenida Joaquim José de Santana também tiveram problemas com o excesso de água.

Ainda no centro da cidade, duas casas que ficam em locais de encostas de morros foram afetadas. As duas tiveram parte do muro destruído e desabamento de boa parte do terreno, o que afetou a estrutura das mesmas. Na Rodovia SC 411, duas quedas de barreiras foram registradas, uma próxima ao Bar do Carlinhos e outra próxima a ponte que liga o Centro ao bairro Índia.

O loteamento Fazenda Vitória, próximo ao Centro foi bem afetado. Praticamente 50 residências tiveram inundações, onde dezenas desses moradores foram transferidos para os abrigos da Prefeitura Municipal de Canelinha. "Disponibilizamos a sede da rede Feminina de Combate ao Câncer, uma ala da Fundação Hospitalar e a Apae", informou Anice Beirão, responsável pela Ação Social do município.

O bairro da Índia ficou sem acesso tanto para o centro de Canelinha quanto para o município de São João Batista. Isso porque a Rodovia SC 411 ficou alagada nesses pontos de acesso, além da estrada geral. Durante o domingo, para passar somente de batera ou trator.

No Moura, algumas localidades foram bastante afetadas, assim como as estradas. No Morro da Nega Dora, a Secretaria Municipal de Transportes e Obras desobstruiu aquele local, apesar de a estrada ser Rodovia Estadual. Nas proximidades da Rua Dalcastagner, as águas consumiram 10 metros da estrada, o que deixou mais de duzentas pessoas isoladas. As localidades de Sorocaba e Vila Nova foram outros locais que precisaram de atenção especial da equipe de trabalho do município, sob o comando do secretário Nilton Darosci. "Só para se ter uma idéia dos estragos, todas as cabeceiras de pontes terão que ser refeitas", lamentou Darosci. Em Espraiado, divisa com Nova Trento, um desmoronamento de terra tampou totalmente a estrada local. Na serra do Moura, moradores contaram a queda de 36 barreiras.

As estradas de Porto da Galera, Galera, Papagaios e Rio da Dona não fugiram a regra. Na localidade do Cardoso, duas casas desabaram e uma terceira corre risco de ter o mesmo destino. Na Galera, três estufas de fumos vieram abaixo. Também houve desmoronamentos.

Com a baixa no nível do Rio Tijucas, os pontos alagados terminaram e as pessoas puderam retornar para suas residências.  "É nessa fase que se nota a real situação dos nossos moradores, e por isso pedimos a colaboração de todas as pessoas para que doem alimentos e roupas, principalmente de crianças"enfatizou a secretária de Educação, professora Maria Salete Montibeller.

JULIANO CÉSAR
Assessor de Imprensa