Médico que teria cobrado por exames em hospital de Florianópolis depõe quinta

O médico Fernando Slovinski, flagrado pela reportagem da RBS TV cobrando por procedimentos feitos no hospital público Celso Ramos, em Florianópolis, deverá prestar depoimento às 14h de quinta-feira, dia 28.

Nove pacientes já registraram boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia da Capital denunciando a cobrança por serviços que deveriam ser realizados pelo sistema Único de Saúde (SUS) ou em clínicas particulares.

O valor total da extorsão pode passar de R$ 28 mil, o equivalente ao preço de um carro popular novo.

Conselho e Estado investigam profissional

Além das supostas vítimas, já prestaram depoimento três parentes de autores de BOs, uma funcionária do hospital Celso Ramos e o diretor da instituição, Libório Soncini. Ambos afirmaram desconhecer os fatos.

Depois que a RBS TV mostrou um vídeo em que Slovinski negociava o preço de uma tomografia no hospital com uma paciente, no começo de julho, a direção do Celso Ramos afastou o médico, até então chefe do departamento de radiologia do local.

A sindicância que foi aberta para apurar a cobrança na entidade foi encaminhada para a Secretaria de Estado da Saúde, que instaurou um Processo Administrativo Disciplinar.

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc) também instaurou sindicância, que está em tramitação.

CBN/DIÁRIO