TSE não divulgará lista de candidatos processados, mas facilitará acesso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, recuou nesta quarta-feira e afirmou que a Corte não divulgará uma "lista suja" dos candidatos que respondem a processos na Justiça, mas que facilitará o acesso a essas informações para quem tiver interesse.


– O objetivo do TSE não é divulgar o nome de pessoas que tenham um passivo processual muito grande, avultado, escandaloso. O objetivo da Justiça Eleitoral é franquear aos interessados, que são os eleitores, partidos, candidatos, coligações, o acesso a tais dados. Não é a Justiça Eleitoral que fará essa divulgação, vamos desembaraçar o acesso dos interessados a dados que estão nos registros da Justiça Eleitoral – completou.


No início da semana, Ayres Britto afirmou que o TSE pretendia divulgar os nomes, mas que ainda estava discutindo com os outros ministros a melhor forma de fazê-lo. Uma das idéias era publicar a lista no site do próprio tribunal. Ontem, entretanto, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia, criticou a decisão, dizendo que o TSE, ao invés de se preocupar com a questão da ficha suja, deveria agilizar a votação de processos pendentes contra candidatos na Justiça Eleitoral, com o objetivo de alertar os eleitores sobre aqueles que foram efetivamente condenados.


Presente no lançamento da campanha Eleições Limpas – pelo Voto Livre e Consciente, Ayres Britto respondeu hoje a indagação dos jornalistas sobre a declaração de Chinaglia:


– Nós já trabalhamos em ritmo de Fórmula 1. Aqui, todo mundo trabalha turbinadamente – afirmou o presidente.

Diário Catarinense