INSS: agência de Tijucas faz pente-fino

A partir desta quinta-feira, quem requerer a aposentadoria no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Tijucas terá de enfrentar uma operação pente-fino, além de um novo horário de atendimento: das 8h às 13h. O procedimento foi adotado devido à Operação Iceberg, que investiga fraudes na agência e que levou à prisão 10 pessoas, entre elas o funcionário João Roberto Porto, que trabalhava no INSS de Tijucas.

A equipe do INSS vai atender a população em horário reduzido pois, no restante do expediente, irá analisar os cerca de 10 mil benefícios concedidos. O objetivo é verificar quais deles são indevidos ou apresentam documentação inadequada. 

— Os benefícios indevidos serão cancelados e a pessoa terá de pagar o que recebeu — explicou a gerente regional sul do INSS, Eliane Schmidt.

Para dar entrada no pedido de aposentadoria, o atendimento deverá ser agendado pelo telefone 135.

Investigações

As investigações da Operação Iceberg continuam com a coleta de novos depoimentos. Nesta semana, os policias colhem depoimentos dos funcionários do INSS de Tijucas, município a 45 quilômetros de Florianópolis.

A suspeita é de que, para receber os benefícios, a suposta quadrilha inseria dados falsos no sistema informatizado da Previdência Social. Eles simulavam ações judiciais para o recolhimento de aposentadorias por tempo de serviço.

A quadrilha também fraudava pensões por morte e aposentadorias por idade. Os acusados responderão por crimes de estelionato, formação de quadrilha e corrupção ativa. As penas somadas podem chegar a 22 anos de reclusão.

 

Fonte: RBS TV