Você conhece os pontos de coleta de lixo eletrônico em Canelinha?

O lixo eletrônico causa graves problemas ambientais quando não descartado corretamente. Celular, computador, impressora e outros aparelhos não podem ser misturados ao lixo comum, pois possuem substâncias nocivas ao meio ambiente.

Para auxiliar a população a descartar o lixo eletrônico corretamente, a Prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura, Meio Ambiente, Habitação e Turismo, desde junho de 2018, disponibiliza dois pontos de coleta: no prédio da Secretaria de Educação e na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Os pontos de coleta são caixas personalizadas onde o cidadão que possui eletrônicos, eletrodomésticos ou eletroportáteis danificados em casa e não sabe onde descartá-los, pode depositá-los. O lixo eletrônico é encaminhado para o Comitê de Democratização da Informática que os envia a um destino ecologicamente adequado. Segundo o secretário da pasta, Thiago Vinícius Leal, a coleta é gratuita e tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão canelinhense dando o destino correto aos equipamentos que estão em desuso nas residências.

Confira os itens que podem/NÃO podem ser depositados nas caixas:

– Materiais Coletados: CPUs e servidor, fontes, memória, processador, HD, drive de CD e DVD, cooler, mouse, teclado, estabilizador, notebooks, celulares, telefones, walkie-talkie, rádio, comunicador, aparelhos de CD/DVD/Blue-Ray, som, cabos e fios em geral.

– Materiais NÃO Coletados: lâmpadas de qualquer natureza, pilhas e baterias de celular avulsas, CDs, DVDs, fitas VHS, disquete, toners e cartuchos de impressora, eletrodomésticos linha branca como geladeiras, fogões, microondas, lavadora de louça e roupas, condicionadores de ar e purificadores de água. Descarte seu lixo eletrônico corretamente, contribuindo com o meio ambiente.