Canelinha vai incluir deficientes mentais

Visando a inclusão de todos na área da saúde, o município de Canelinha está implantando o programa Saúde Mental Atenção Básica. O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde, junto com a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social.

O programa Saúde Mental foi elaborado no ano passado pela área de Ação Social de Canelinha, mas somente este ano é que foi beneficiado. “Ele já foi aprovado pela Secretaria do Estado da Saúde e o município já está recebendo os medicamentos”, observa Naldir da Silva Alexandre, assistente social de Canelinha.

O programa já está em fase de implantação, com grande ajuda do PSF – Programa Saúde da Família. Os enfermeiros estão fazendo um levantamento oficial de quem são as pessoas que necessitam usar os medicamentos. 

O programa visa atender as pessoas com transtornos mentais. Com isso o Saúde Mental vai garantir os medicamentos para que elas dêem seqüência ao tratamento. Por outro lado, Naldir destaca que á área da Saúde estará trabalhando com a equipe multidisciplinar para reduzir o uso do medicamento, de acordo com a necessidade de cada paciente.

 Há uma relação de onze medicamentos que vem da secretaria do estado. Todos os pacientes terão acessos a esses remédios, independente de sua situação financeira. “Como ele é um programa de Saúde, o direito de todos os pacientes é universal”, destaca Naldir.  

A equipe multidisciplinar que estará trabalhando no município é composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e nutricionista. Naldir Alexandre diz que o lado humano do programa é quando se iniciar as oficinas, onde pacientes e seus respectivos familiares farão atividades juntos. “Com isso estaremos incluindo esses pacientes na sociedade”, finalizou a assistente social.    

Foto: Ação Social e Secretaria de Saúde promovem benefícios

Matéria: Juliano César
Correio Catarinense