Exposição e Desfile Militar abrem Semana da Pátria em Canelinha

Com o tema “Pátria e Honra!”, a Semana da Pátria, organizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, iniciou neste sábado (02), com a Exposição da Moto-Mecanização Militar Brasileira da Companhia Indestrutíveis na Praça Prefeito Bertoldo Manoel Cirilo, em frente a prefeitura. A equipe alinhou as viaturas e a barraca oficial, centralizando a exposição em um mini acampamento, que chamou a atenção do público. Os veículos, em perfeito estado de conservação, puderam ser fotografados e fizeram parte do desfile militar, no período vespertino.

O evento, iniciado ás 14h, contou com a presença do prefeito Moacir Montibeler, da primeira-dama Marise de Moreas Montibeler, do vice-prefeito Edson Orsi, da secretária de assistência social, Maria Bernardete Trainotti Orsi, da secretária de Educação, Rosângela Maria Leal Cordeiro e demais secretários municipais, vereadores, autoridades militares e o Presidente da Companhia Indestrutíveis, Décio Giacomelli.

Abrindo o desfile, a Banda Os Descendentes de Davi, da Igreja Assembleia de Deus de Canelinha, com seus 45 componentes, encantou com belas canções. Em seguida, a Companhia Indestrutíveis desfilou com todo seu acervo de veículos. A companhia tem sido um importante instrumento de preservação da história militar nacional, registrando a passagem dos 70 anos da 2ª Guerra Mundial com um dos maiores acervos de fardamentos, materiais e utensílios e viaturas usadas durante aquele período da história mundial.

A primeira fanfarra a se apresentar foi a do Projeto Bombeiro Mirim e Aspirante da Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota, projeto que teve início em 2014, e é exemplo de organização e disciplina.

Dando continuidade no desfile, participaram a Orquestra da Associação do Grande Moura, projeto coordenado pela professora Márcia Reis Bittencourt e pelos instrutores Manoel Mário Reis Bittencourt, Victor Hugo Reis, André Lourenci e Victor Matheus da Cruz, e atrás, o Pelotão do PROERD Canelinha, sob a coordenação do Soldado Gomes. Fechando o desfile militar, participou a grandiosa banda da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina participou composta por trinta militares.

Após, foi iniciada a concentração cívica com a apresentação do Hino nacional brasileiro executado pela banda da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina e o hino da independência, executado pela Banda Os Descendentes de Davi.

Durante toda a tarde foram apresentadas diversas reflexões e canções pelos alunos das escolas municipais, estaduais e particular sobre a construção de um país melhor.

As atividades alusivas à Independência do Brasil seguem até quarta-feira, dia 6. Na terça-feira (5), às 9 horas, será realizada mais uma exposição com o 63º Batalhão de Infantaria de Florianópolis, na Praça Prefeito Bertoldo Manoel Cirilo, em frente a prefeitura, para todos os alunos e comunidade em geral.

Na segunda e quarta-feira, dias 04 e 06, serão realizada homenagens cívicas nas escolas municipais, estaduais e particular.