25 de julho de 2023: Artistas de Canelinha SC se reúnem para a 2° oitiva da Lei Paulo Gustavo

No dia 25 de julho de 2023, às 19 horas, o Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Canelinha, Santa Catarina, foi palco de um importante encontro para a comunidade artística do município. Reuniram-se os artistas de todas as áreas artísticas para a 2° oitiva da Lei Complementar Nº 195, também conhecida como Lei Paulo Gustavo. Essa lei, criada em 8 de julho de 2022, trata das ações emergenciais destinadas ao setor cultural, visando suavizar os impactos econômicos e sociais causados pela pandemia da Covid-19.

Nessa oitiva, os artistas tiveram a oportunidade de visualizar o plano de ação que foi enviado para o Ministério da Cultura (MinC). O município de Canelinha demonstrou o interesse em gerir os recursos advindos dessa lei, pois reconhece suas necessidades e carências financeiras, especialmente na área audiovisual, onde falta uma sala de cinema e materiais específicos, como curtas, longas, documentários e vídeos clipes.

Para os artistas de Canelinha, essa ação é vista como primordial para o início de um grande movimento no setor cultural. Eles acreditam que, por meio desse recurso, poderão otimizar e garantir uma experiência de sucesso, envolvendo a participação da sociedade civil em diversas áreas.

O objetivo principal do plano de ação é garantir um ambiente propício para o florescimento da arte e proporcionar condições adequadas para que os agentes culturais possam exercer suas atividades e expressar sua criatividade. Além disso, busca assegurar direitos em políticas públicas no setor cultural e promover a identidade cultural do município, além do desenvolvimento de ações e programas alinhados com as necessidades da comunidade artística.

O plano de ação tem um valor total de R$ 122.225,60 (cento e vinte e dois mil duzentos e vinte e cinco reais e sessenta centavos). As metas incluem fortalecer a Lei do Sistema Municipal de Cultura, mapear os agentes culturais da cidade, apoiar e fomentar a produção audiovisual e estruturar o setor cultural no município.

Entre as ações planejadas, estão a destinação de recursos emergenciais através de editais para espaços, artistas e trabalhadores da cultura, investimentos em salas de cinema (auditórios) e capacitação, formação e qualificação no audiovisual. Também estão previstos apoios a festivais, mostras de produções audiovisuais, cineclubes e rodadas de negócios para o setor audiovisual.

Dentre as atividades específicas, o plano inclui um edital de seleção de projetos audiovisuais, como documentários e vídeo clipes, um edital para a seleção de propostas de festivais, workshops, cursos e outras atividades educacionais voltadas para a produção técnica audiovisual, além de editais para projetos artísticos nas áreas de música, artes visuais, teatro e outras manifestações culturais ligadas à economia solidária.

As ações têm como objetivo garantir um impulso significativo na cultura local, criando oportunidades para os artistas, incentivando a produção audiovisual e a preservação da identidade cultural de Canelinha.

A expectativa dos artistas é que esse recurso seja gerido de forma eficiente e chegue de fato aos beneficiários, ou seja, aos artistas, que são vistos como responsáveis por curar a alma humana por meio de suas expressões culturais.

Com a aprovação e execução desse plano de ação, Canelinha espera fortalecer sua cultura e assegurar o direito à cultura, conforme preconiza a Constituição, tornando-se uma cidade ainda mais potencializada em sua realidade cultural.