Vem aí a 7ª edição do abril dos Bonecos em Canelinha.

Evento comemora dia nacional do teatro de bonecos com oficina e apresentações gratuitas para o público.

Com o intuito de celebrar o dia nacional do teatro de bonecos e marcar o 27 de abril no calendário municipal de Canelinha, a Companhia Circo-íris e a Pequeninus Grupo de Arte se reúnem mais um ano.

A primeira edição do Abril dos Bonecos em 2016 foi a responsável por unir as duas companhias que desde então estabeleceram muitas parcerias de vida e arte e esse ano o abril dos Bonecos chega a sua sétima edição, com apresentação do espetáculo “Quede-lhe o boi” dia 29 de abril, segunda-feira, com sessão as 08h30m e às  14h, na praça da Biblioteca Municipal de Canelinha.

Mais uma vez, as companhias valorizam o espaço da Biblioteca Municipal como local para a fruição artística e ressaltam que “essa é mais uma camada do nosso trabalho: formar público para ocupar o espaço público. Além da criança, sair da escola e assistir a um espetáculo de teatro de bonecos, também conhecem e acessam a Biblioteca Municipal, agregando formação cidadã para o futuro leitor e público de teatro da cidade”, afirma Catarina Kinas, a produtora cultural da Circo-íris.

Pensando também em ações que possam dar oportunidade dos espectadores mais curiosos experimentarem a prática do teatro de bonecos, convidamos a comunidade de Canelinha e região para participar de uma oficina de manipulação de bonecos de luva e de vara, dia 28 de abril das 8h ao 12h e das 14h às 18h, no auditório da Secretaria de Educação.

“É uma oportunidade para mergulhar na arte milenar do teatro de bonecos, aprender técnicas de manipulação e dar vida à sua imaginação, contribuindo para a pesquisa do projeto Luva Viva” diz o pesquisador e bonequeiro Alex Nascimento, O Projeto Luva Viva é uma proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.