GRANFPOLIS inaugura Núcleo das Primeiras-Damas 2021

Um espaço para o aprendizado, à contribuição com as administrações municipais, projetos de inúmeros setores e troca de experiências. Estes são alguns dos objetivos do Núcleo das Primeiras-Damas que a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, inaugurou nesta quinta-feira (23), na sede da entidade. No espaço reservado ao Núcleo foi inaugurada também a Galeria das Primeiras-Damas.

A Granfpolis é pioneira em Santa Catarina em promover a aproximação entre as primeiras-damas dos municípios. Para a presidente da entidade e prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, “os novos tempos, o protagonismo da mulher no contexto social, familiar e político, fez com que buscássemos a união destas mulheres que, ao lado de seus maridos, têm um papel fundamental na ajuda, promoção e transformação da sociedade”.

Cleci Veronezi também foi pioneira ao incentivar a participação das primeiras-damas da região em missão à Brasília, realizada em agosto deste ano. A comitiva esteve em ministérios, em especial da Cidadania e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no Pátria Voluntária e em diversos órgãos, para conhecer, acompanhar processos e encaminhar demandas de seus municípios.

Assim como na missão à Brasília, destaca a presidente da Granfpolis, primeiras-damas de municípios de outras regiões estão solicitando para acompanhar as futuras reuniões do grupo. “Ficamos muito felizes e o nosso Núcleo está aberto à todas as mulheres que queiram participar e dar a sua contribuição para o aperfeiçoamento dos debates e ações”, destaca Cleci.

A primeira-dama do município de São José foi escolhida para coordenar o Núcleo das Primeiras-Damas da Granfpolis. Sandra Mikulski parabeniza a presidente Cleci e toda a Diretoria da Granfpolis. Para ela, “a criação do Núcleo de Primeiras-Damas compõe um novo cenário o qual quem ganha é a sociedade. Política se faz com todos e nós primeiras-damas temos consciência da importância de nossa participação nas políticas em prol de nossos municípios”, enfatiza.

Além das primeiras-damas da região e do primeiro-cavalheiro de Angelina, Edino Hang, participaram da inauguração a deputada estadual Ada de Luca (MDB), a diretora Executiva da Fecam, Sissi Blind, as prefeitas de Anitápolis, Solange Back, e de Angelina, Roseli Anderle, o prefeito de Canelinha, Diogo Alves Maciel.

A conceituada coaching Vanessa Tobias fez uma dinâmica e, por meio de relatos pessoais, trouxe a todos os participantes o foco na compreensão do equilíbrio emocional.

Após a palestra as primeiras e segundas-damas, o primeiro cavalheiro, e demais convidados visitaram o espaço destinado ao Núcleo.