FELIZ ANIVERSÁRIO, CANELINHA – Por Maria Beatriz Dalsasso

Desde 1962, no dia 23 de dezembro, entre as maravilhas que nos cerceiam nesta época tão celebrada em todo mundo, nas tardes quentes e úmidas, sinalizando um verão, encontramos as ninfas, denominadas de cigarras, exalando seu canto, que se repete todos os natais. E nestes momentos únicos, onde o mundo comemora o nascimento de nosso salvador Jesus, nossa terra natal Canelinha celebra sua emancipação político-administrativa.

Entre tantos filhos ilustres, que nos encheram de orgulho, devemos nosso respeito, nas lindas lembranças de um simples lugarejo, que vai construindo formas, no jeito simples de sua urbanização, até os dias de hoje, buscando sempre mais uma saída de vencer as crises, os conflitos. Entre harmonia e desarmonias, compreensão e choques em conflitos, onde a vida pede diálogo, pede nosso olhar e todos os nossos cuidados.

Hoje ressaltamos um filho ilustre, que neste sagrado chão entregou seu tempo e seus sonhos. Por amar demais Canelinha, superou o cansaço, críticas, preconceitos, julgamentos, abraçando a gestão pública, se elegendo quatro mandatos como prefeito, nas vias democráticas do voto: Moacir Montibeler, filho da saudosa professora Emília Simas Montibeler e Ernesto Montibeler.

Canelinha, ao celebrar seus 58 anos sua emancipação político-administrativa vem abraçar a missão sublime de Moacir Montibeler, por jamais desanimar.

Dois momentos que precisam ser destacados na vida pública deste ilustre filho: em 1989, em sua primeira gestão, contra tudo e contra todos, abraça a causa, deste aspirado sonho, de implantar um hospital em nosso município, e inaugura este tão essencial projeto, ostentando cuidados, com os serviços de saúde ali prestados, que precisam mais e mais ser aprimorados.

Outro momento a ser ressaltado, é o resgaste de nossa cultura e nossa memória, com a revitalização do Casarão Sant´Anna, quando a mesma área física encontrava-se nas mais lamentáveis, e quase irrecuperáveis ruínas. Nossa cultura, no Centro de Artes Galeão – também revitalizado, aberto gratuitamente a todos, nas mais diversas artes, a ser usufruído. Este ícone na arte política nos ensinou a acreditar em nossas potencialidades.

Aos 58 anos de Canelinha, nós canelinhenses devemos reconhecer gratidão por tudo que fizera, independente de posição, como cidadão.
E que Canelinha continue gerando filhos ilustres para que juntos, construirmos uma cidade cada vez melhor.