COVID-19: Secretaria de Saúde de Canelinha inicia distribuição de máscaras de tecido

A Prefeitura de Canelinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã desta sexta-feira (24), a primeira etapa da distribuição de máscaras de tecido para os canelinhenses, iniciada pelos servidores públicos e igrejas.

Segundo a secretária de saúde, Vera Lúcia de Jesus, serão confeccionadas 15.000 máscaras para doação aos munícipes, com tecidos e mão de obra adquiridos pela secretaria. Após a entrega destas, uma segunda remessa será confeccionada com o tecido doado pela Costa Rica Malhas.

Na segunda-feira, dia 27, a equipe da secretaria iniciará a distribuição no comércio local de um kit com máscaras, álcool em gel 70%, e o folheto explicativo de como higienizar as máscaras.

As máscaras de tecido são laváveis e reutilizáveis, diminuindo a demanda pelas descartáveis, indicadas somente para profissionais da saúde.

__

Orientações:

– A máscara é individual! Cada pessoa que mora com você deverá ter a sua própria máscara;

– Utilize ela, por no máximo, 04 horas;

– Se ficar úmida, substitua.

Para higienizar:

– lave com água e sabão, e enxágue;

– em seguida, deixe-a de molho por 15 minutos, na mistura de 1 litro de água com uma colher de sopa de água sanitária;

– após enxaguar e secar, passe a máscara com ferro quente e guarde-a em um saco plástico.