Com 15 mortes, Governo prorroga por mais cinco dias a quarentena; oficinas e concessionárias serão liberadas a partir desta quarta-feira, 08

O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou nesta terça-feira (07), que vai prorrogar o decreto de isolamento social por mais cinco dias, valendo até o domingo de Páscoa, dia 12. A decisão leva em conta recomendação do Ministério da Saúde de que medidas de flexibilização do isolamento podem ser estudadas a partir da segunda-feira, dia 13. A orientação se aplica aos estados que adotaram restrições ao convívio onde, atualmente, o número de pacientes internados com Covid-19 não tenha ocupado mais de 50% da capacidade de leitos existente antes da pandemia.

 

Também divulgou o número de casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, que chegou a 457 nesta terça-feira, 07. O aumento foi de 9,5% em relação ao último boletim apresentado. Desde o começo da pandemia, já ocorreram 15 mortes no Estado por conta da doença. Quatro delas foram confirmadas nas últimas 24 horas: uma mulher de 58 anos moradora de Palhoça; um homem de 34 anos da cidade de Tubarão; uma mulher de 79 anos moradora de Criciúma e um homem de 101 anos de Florianópolis. Todos os quatro integravam os grupos de risco.
Atualmente, há 49 pessoas internadas em UTIs com a Covid-19, sendo 21 na rede pública e 28 na rede privada.

 

O estado ainda anunciou que, a partir de desta quarta-feira (08), setores ligados à manutenção e venda de veículos estão liberados para funcionar. A medida atende demanda do setor automobilístico pela falta de locais pra fazer reparos e considera a suspensão do transporte coletivo. A liberação engloba oficinas mecânicas, borracharias, lojas de autopeças e acessórios automotivos, autocenters, autoelétricas, concessionárias de veículos, locadoras de veículos, despachantes, autoescolas, empresas de inspeção veicular e de lavação. Uma portaria vai regulamentar o retorno  dessas atividades, que devem aplicar procedimentos de prevenção ao coronavírus.