Secretaria de Saúde de Canelinha notifica segundo caso suspeito de coronavírus no município

A Secretaria Municipal de Saúde, anuncia na noite deste sábado (21), o segundo caso suspeito de coronavírus no município.

Trata-se de um paciente de 78 anos, apresentando síndrome respiratória aguda grave (febre, tosse, dificuldade respiratória e baixa oxigenação), hipertenso e sem histórico de viagem fora do município. O paciente se encontra internado, em isolamento na Fundação Municipal Hospitalar de Canelinha, onde teve o material coletado para o teste, notificado e em tratamento dos sintomas com medicamentos indicados.

Vale ressaltar que o protoco do Ministério da Saúde mudou os critérios de classificação de caso suspeito no país nesta quinta-feira (19), sendo que atualmente é realizada a notificação e exame somente em pacientes internados, com quadro de síndrome respiratória aguda grave, mesmo sem histórico de viagem, pois, já temos os dois vírus circulando em nosso país: o coronavírus e a influenza.

Segundo a secretária de saúde, Vera Lúcia de Jesus, os dois casos ainda são suspeitos, onde está aguardando os resultados.

“Ressalto que neste momento o mais importante é ficar em casa. Quem tiver sintomas de febre, tosse, dor no corpo, entre em contato pelos telefones (48) 3264-0161, (48) 3264-1278 e (48) 3264-1187, para evitar o contágio dessas doenças, ou procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência ou a Fundação Municipal Hospitalar de Canelinha. Na chegada, avise que está com sintomas para receber uma máscara e ser atendido com prioridade, pois nossos profissionais estão trabalhando para prestar um atendimento de qualidade dentro das normas e recomendações do Ministério da Saúde”.