Programa Saúde Bucal na Escola: Você já imaginou seu filho indo ao dentista sem precisar sair de casa?

Parece até um sonho. Mas este sonho se tornou realidade em Canelinha graças ao odontomóvel recebido pelo município em 2018, e utilizado no Programa Saúde Bucal na Escola.

O programa oferece tratamento dentário gratuito aos alunos da rede municipal de ensino, ajudando na prevenção, realizando o tratamento quando necessário e resgatando a autoestima das nossas crianças.

Este ano, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, intensificou os atendimentos. Os atendimentos na Escola de E.B.M. Hermínia Alves Reis, no bairro Areão, por exemplo, iniciaram no dia 28 de maio e foram finalizados na última semana, sendo oferecido aos alunos atendimentos nas terças e quintas-feiras nos períodos matutino e vespertino, e nas sextas-feiras no período matutino.

Segundo a dentista responsável pelo programa, Dra. Adrielly Cristiny Silva, foram atendidos no odontomóvel 105 alunos do pré-escolar 1 e 2 e do 1º ao 5º ano, além de nove professores, totalizando 114 pacientes, em mais de 500 atendimentos, pois a maioria dos alunos passaram por mais de um procedimento. Quando necessário, foram feitas as radiografias, e também foram realizados seis atendimentos de emergência em crianças de outras escolas municipais, totalizando 120 pacientes.

A implantação do programa visa a saúde dos alunos de forma a proporcioná-los a prevenção de cáries e outras doenças bucais. O objetivo do programa é que todo aluno saia da escola com sua saúde bucal plena, motivado a cuidar do seu sorriso por toda sua vida.

O prefeito Moacir Montibeler ressalta que o programa é uma ação preventiva importante, um olhar especial com a população, auxiliando os pais na saúde bucal dos filhos e criando uma geração de crianças com hábitos saudáveis. “O trabalho não aparece, mas isso é fundamental! As crianças são o nosso futuro, desde que elas sejam bem conduzidas e guiadas. Esse programa está dando certo porque é uma união da educação, da saúde e da família”.