Prefeitura de Canelinha dobra números de árvores plantadas, porém há casos de vandalismo

A Prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, continua os trabalhos de renovação da arborização urbana no Centro do município e em algumas ruas laterais. Já foram realizados cerca de 100 plantios de extremosa (Lagerstroemia indica L.), espécie de amplo uso de arborização urbana. As árvores que foram substituídas, são da espécie Ligustrum spp, considerada uma espécie exótica e invasora pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

A Secretaria de Agricultura de Canelinha também já realizou doações de mudas nativas para a recuperação de margens de córregos e rios do município, e está estudando a criação do Horto Florestal Municipal. A intenção, segundo o secretário Thiago Vinícius Leal, é a diminuição de custos para a manutenção da jardinagem urbana e obtenção de novas mudas, contando com a doação de sementes de agricultores do município.

Porém, o vandalismo ainda é o principal problema enfrentado pela secretaria, que já contabiliza mais de 50 árvores danificadas em menos de um ano. “Somente em uma rua, tivemos dezessete árvores quebradas e algumas arrancadas por completo” ressalta o secretário municipal, Thiago Vinícius Leal.

O secretário pede apoio da população para preservar as árvores e também informar na Secretaria de Agricultura sobre possíveis vandalismos. Ajude a preservar o meio ambiente e a nossa cidade, denuncie atitudes de vandalismo.