Projeto “Grupo da Coluna e Fisioterapia” é desenvolvido em Canelinha

A Secretaria de Saúde de Canelinha, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vem desenvolvendo um importante trabalho no município através do Grupo da Coluna, criado em 2018 para atender a grande demanda e a lista de espera de pacientes da fisioterapia. Os atendimentos são realizados em grupos previamente agendados, após os pacientes passarem por uma avaliação inicial, onde participam somente pessoas com encaminhamento médico.

Nesta quarta-feira, 31 de julho, foi realizado o último encontro do primeiro grupo de 2019, iniciado dia 05 de junho. De acordo com a fisioterapeuta Mara Eduarda Germano Martini, nos encontros são repassadas orientações posturais, informações para cuidados essenciais da coluna vertebral e exercícios de alongamento e fortalecimento. A profissional conta com relatos positivos dos participantes, que escreveram cartinhas em agradecimento ao projeto. “Fechamos em 90 atendimentos no projeto do Grupo da Coluna e Fisioterapia até então! O alívio de dores e a melhora da coordenação motora são sentidos pelos pacientes nas primeiras sessões, pois inserimos em 2019 os princípios do pilates nos atendimentos”, diz a fisioterapeuta.

Segundo a secretária de saúde, Vera Lúcia de Jesus, a secretaria de saúde vem buscando criativamente ofertar à população alternativas de prevenção e qualidade de vida aos canelinhenses, como por exemplo, o Grupo da Coluna que inseriu o pilates e a Caminhada do Bem, que acontece neste sábado. “Os participantes dos grupos de 2019, principalmente os idosos, estão muito satisfeitos com o resultado e com a atenção que recebem da fisioterapeuta Mara, que atende com muita dedicação, respeito e carinho. Estamos felizes e impressionados com excelente resultado do trabalho! E como o atendimento é realizado pelo NASF, temos a possibilidade de encaminhar o paciente para outros profissionais, de acordo com a necessidade”, ressalta a secretária.

Atualmente, os grupos são realizados no auditório do Centro de Arte e Educação, às quartas-feiras, dispondo do uso de colchonetes, bolas suíças, faixas elásticas e caneleiras, mas principalmente, são utilizadas posturas dinâmicas e funcionais com o próprio corpo, visto que o paciente pode realizá-los em sua residência, com auxílio da cartilha disponibilizada com os exercícios realizados no grupo. O segundo grupo, que será finalizado no dia 15 de agosto, também recebe o atendimento de auriculoterapia, um método terapêutico da medicina chinesa que usa sementes na orelha para estimular os pontos que correspondem a cada órgão e função do corpo, produzindo equilíbrio, minimizando dores e alterações corporais, promovendo benefícios físicos e psicológicos.